Na última quarta-feira (15), a AMD
confirmou que o evento Advancing AI irá contar com o lançamento e apresentação de produtos comerciais equipados com aceleradores de IA AMD Instinct MI300
. A conferência irá acontecer dia 6 de dezembro e terá a participação de marcas parceiras, além da própria Lisa Su, CEO da AMD.
No entanto, o primeiro servidor com chips MI300 já foi apresentado durante o Microsoft Ignite. O Azure ND MI300x V5
é uma máquina virtual projetada especificamente para cargas de trabalho de IA em servidores de nuvem dos serviços Microsoft Azure.
Exciting opening from @satyanadella
at #MSIgnite
! Proud of our partnership with Microsoft to bring the performance of @AMD
Instinct MI300 to @Azure
for generative AI workloads. pic.twitter.com/jaQgPWQcZw–
Podcast Porta 101
: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar.
–— Lisa Su (@LisaSu) November 16, 2023
Moldando o segmento de IA
Assim como a Nvidia
, a AMD está deixando claro que seu foco, e do setor de GPUs como um todo, está cada vez mais voltado para soluções de Inteligência Artificial. Esse mercado está longe de ser novo, mas a proposta inicial das fabricantes era buscar maneiras de adaptar suas GPUs para desenvolver o segmento em paralelo.
“[A] CEO da AMD Dra. Lisa Su estará acompanhada de executivos da AMD, parceiros de ecossistemas de IA e consumidores para discutir como os produtos e softwares AMD estão re-moldando o cenário da computação adaptativa e de alto desempenho da Inteligência Artificial.” – Anúncio do evento ‘AMD Advancing AI’
Contudo, essas tecnologias conseguem aliviar drasticamente cargas de trabalho que vão além da computação de alto desempenho (HPC). Embarcar IA em produtos para o consumidor doméstico
permite entregar processadores e placas de vídeo mais poderosos
, sem a obrigatoriedade de entregar saltos enormes em densidade de transistores e projetos térmicos.
Processamentos de CPU e GPU auxiliados por IA são mais eficientes, tanto energeticamente quanto em termos de desempenho bruto. Isto porque os aceleradores dedicados também conseguem gerenciar os recursos do sistema de forma mais eficiente e adaptável conforme o perfil de uso de cada usuário, e atividades que estão sendo executadas.
🛒Compre processadores AMD Ryzen com o melhor preço!
🛒Compre placas de vídeo AMD Radeon RX com o melhor preço!
Leia a matéria no Canaltech
.
Trending no Canaltech: