A Embratur e o YouTube vão investir R$ 150 mil em projetos de criadores de conteúdo digital que promoverem o turismo brasileiro no exterior. As duas empresas lançaram o edital “Cria Brasil” que vai selecionar três criadores de conteúdo voltado para o conteúdo turístico. As inscrições vão até às 18 horas do dia 07 de fevereiro de 2026, pelo site da instituição.
O objetivo é usar o poder do vídeo para mostrar um Brasil plural, inovador, sustentável e atrair milhões de visitantes internacionais. A estratégia do Ministério é aproveitar o conceito de “turismo de tela”, quando filmes e séries inspiram a escolha de um destino de viagem, e fazer com que o Brasil seja escolhido como destino de viagem.
Como funciona o edital
O edital vai selecionar três projetos de roteiro. Cada um receberá R$ 50 mil para produzir o conteúdo. Além do incentivo, os vencedores terão mentoria com embaixadores que são criadores de conteúdo da plataforma de vídeos. Além disso, os vídeos serão divulgados nos canais oficiais da Embratur.
Critérios:
Os roteiros selecionados deverão apresentar o Brasil e ter como base um dos seguintes temas: aventura , natureza, cultura e história, gastronomia, diversidade e inclusão, luxo e bem-estar, cultura afro-brasileira, música, conteúdo literário, urbano, de inovação e sustentabilidade, religioso e espiritual.
O canal ou criador de conteúdo deverá ter, pelo menos, 10 mil inscritos e ter histórico consistente de publicação de, pelo menos, 1 vídeo por mês nos últimos 6 meses. Além disso, o conteúdo deve ser original e autoral.
Segundo o edital, só serão analisados roteiros de vídeos de 15 minutos na horizontal ou 3 roteiros de vídeos na vertical de, no máximo, 3 minutos cada.
História de criadores
Os criadores de conteúdo de turismo, Danilo e Brenda Queiroz são um casal que têm um vlog chamado Viajante App. Os dois costumam publicar vídeos uma vez por semana. O canal nasceu com um aplicativo de mesmo nome e veio da necessidade de conexão com o público de 550 mil usuários de um grande catálogo de roteiros de viagem pelo Brasil, como conta:
“A gente começou esse trabalho há 8 anos, aqui na Serra da Canastra(MG). O trabalho começou como viajantes da Canastra onde a gente mapeou mais de 380 cachoeiras só na região. Após trabalhar com o turismo da região por seis anos, o aplicativo virou referência na região da Canastra e Lago de Furnas. Depois disso, tivemos um convite para mapear Ouro Preto (MG). Então, mudamos o nome do aplicativo e começamos a mapear essa e outras regiões. Foi quando nosso trabalho começou a crescer muito.”
No início de 2025, o casal decidiu ampliar ainda mais o catálogo com cidades de Minas Gerais e principalmente, outras regiões do Brasil.
“Após ficarmos mais 1 ano mapeando Minas Gerais. Ficamos 1 ano por cidades diferentes do Brasil. Agora, queremos subir a região norte do país em Tocantins e depois vamos para o Maranhão, e outras regiões do nordeste no primeiro semestre de 2026. Em seguida temos planos de descer para o Sul do Brasil novamente” explica Danilo.











