A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (EMHA), realizou nesta terça-feira (9), durante a programação do Natal dos Sonhos na Praça Ary Coelho, o sorteio do Programa Recomeçar Moradia. A iniciativa integrou a agenda do evento como uma forma de destacar ações concretas que promovem dignidade para quem mais precisa.
Com o compromisso de transformar o período festivo também em um momento de cuidado social, foram realizados sorteios voltados às modalidades “Mulher Vítima de Violência” e “Pessoa com Deficiência”, em um processo transparente acompanhado pela equipe técnica da EMHA. As inscrições para participar do sorteio foram realizadas em agosto deste ano.
“Nós abrimos o edital de inscrição durante o aniversário de Campo Grande e, agora, no Natal, estamos beneficiando essas famílias que tanto precisam. Que esse benefício ajude a construir uma nova história, um novo caminho, e que, futuramente, essas famílias também possam ser contempladas com uma unidade habitacional. Todas elas serão acompanhadas pelo nosso setor social, garantindo que esse auxílio realmente faça diferença no recomeço de cada uma”, afirmou o diretor-presidente da EMHA, Claudio Marques.
Ariadne Nascimento, contemplada na categoria destinada a pessoas com deficiência (PCD), é mãe de um menino de oito anos com autismo. Ela conta que a jornada até esse momento foi longa e marcada por perseverança. “Eu fiz o cadastro pela primeira vez há cinco anos, quando meu filho ainda era bem pequeno. Desde então, sempre mantive tudo atualizado, acreditando que um dia chegaria nossa vez. Hoje, vindo pra cá, eu disse: ‘Deus, está em suas mãos’. E aconteceu.”

Daniela Garcia, também é mãe atípica, e foi uma das contempladas no sorteio. “Fiz minha inscrição pela primeira vez este ano, lá no Pátio. Esse auxílio vai ajudar muito. Pago mais de mil reais de aluguel, então vai abater quase a metade. Gostei muito do sorteio ter sido feito dessa forma, aberto e público. Dá muito mais transparência para quem está esperando ser sorteado.”
Flávia Cristina, mãe de três filhos e atualmente grávida do quarto, se emocionou ao ver seu nome entre os contemplados. Ela conta que o auxílio veio em um momento essencial para a família. “Eu nunca imaginei que seria sorteada. Achava que precisava conhecer alguém lá dentro, então realmente nem esperava. Foi uma surpresa enorme. Agora, com esse valor, vou conseguir me organizar melhor com as outras despesas e respirar um pouco mais aliviada.”

Sobre o programa
O Recomeçar Moradia é um programa que oferece auxílio mensal de R$ 500, durante 12 meses, para garantir que pessoas em situação de vulnerabilidade social tenham condições de acessar uma moradia digna e arcar com os custos do aluguel. Durante todo o período do benefício, as famílias recebem acompanhamento contínuo da equipe social da EMHA, que atua para fortalecer sua autonomia, segurança e estabilidade habitacional.
Para participar do sorteio os candidatos precisam atender a uma série de requisitos gerais, como residir em Campo Grande há mais de dois anos, possuir renda familiar de até três salários mínimos, não ter imóvel próprio, não estar sendo atendido por outros programas habitacionais da EMHA, além de estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e no Cadastro Geral da EMHA.

No caso das mulheres vítimas de violência, é necessária a apresentação de medida protetiva de urgência vigente, expedida por autoridade judicial, sendo que a não apresentação do documento implica em desclassificação imediata. Já para pessoas com deficiência, é obrigatória a entrega de laudo médico atualizado com o Código Internacional de Doenças (CID), comprovando a deficiência.
Impacto social
O programa tem se consolidado como uma importante ferramenta de suporte emergencial para famílias que precisam de auxílio imediato com custos de moradia. Atualmente, mais de 400 famílias já foram beneficiadas, reforçando seu papel como política pública essencial para a promoção da dignidade e da segurança habitacional.
O destaque nacional alcançado pelo Recomeçar Moradia também reforça sua relevância: em 2023, o programa recebeu o Prêmio Selo de Mérito durante o 70º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, no Rio de Janeiro, concedido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação. A premiação reconhece iniciativas inovadoras e de alto impacto social na área habitacional, consolidando Campo Grande como referência na implementação de soluções eficazes para a população em situação de vulnerabilidade.

#ParaTodosVerem As imagens mostram o sorteio do Programa.











