04.12.2025 · 3:26 · Vereador Carlão
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Campo Grande, o vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão do PSB, destacou a importância das manifestações para o fortalecimento da democracia, mas ponderou que precisam ser ordeiras e pacíficas. Carlão fez essa afirmação na palavra de liderança partidária, repercutindo a reunião com Anderson Gonzaga, secretário especial de Segurança e Defesa Social de Campo Grande, que compareceu a Casa de Leis para prestar esclarecimentos sobre a atuação da Guarda Civil Metropolitana (GCM) durante um tumulto e agressões registrados em um evento natalino no sábado anterior (29 de novembro).
” Toda manifestação ordeira, ela faz parte da democracia. Mas quando você tem as mesmas pessoas em vários lugares, você entende que é uma manifestação que já tá sendo indicada, organizada. Eu sou manifestante. Desde 1989, no movimento comunitário… fizemos uma em Brasília. Já fiquei dia inteiro com a faixa na mão, reivindicando moradia. As manifestações mostram indignação, descontentamento com algumas gestões. Campo Grande não vai fugir disso. Mas temos que ter o respeito para se manifestar.
Aceito qualquer tipo de crítica. O dia que eu não quiser mais crítica, eu saio da política. Estando na política, temos que aceitar a crítica. Mas temos que ter respeito. Eu acho que o respeito é mútuo, a gente tem que participar, cobrar as reivindicações”, disse.
Para ele o problema que teve com reação da Guarda Municipal, as imagens disponíveis, o Ministério Público e a Polícia Civil vão investigar.
“A Câmara é a caixa de ressonância da sociedade.Terça-feira estava cheio de servidores aqui da saúde, votamosum projeto favorável a eles. Amanhã é outra categoria. Hoje tem aqui as Mães Atípicas que estão aqui reivindicando… Aqui é a casa da reivindicação. Agora, tem um regimento. Aqui o regimento não permite xingamento. Porque aqui é local de trabalho. Os manifestantes têm que vir aqui mesmo, toda sessão, todo dia. Têm que pedir, reivindicar. E eu vou estar sempre favorável. Se você ficar quieto, você não consegue nada. Manifestando, pedindo, conseguimos quase nada… Se você ficar dormindo? Dormindo não acontece nada. Nada cai do céu, tem que correr atrás”.
Jornalista Janaina Gaspar








