A cidade do Rio de Janeiro ganhará uma nova rota turística, prevista para inaugurar no próximo dia (7). Em comemoração aos 190 anos das Barcas, o passeio será oferecido no primeiro domingo de cada mês e terá o limite de 100 pessoas.
A viagem vai começar pela estação Praça XV, em dois horários de partida, às 10h e às 12h e terá duração de, aproximadamente, duas horas.
O trajeto contempla as Ilhas Fiscais, Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), Aeroporto Santos Dumont, Ponte Rio Niterói, Museu do Amanhã, Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Forte de Santa Cruz, do Pico e de São Luís.
Os ingressos serão vendidos na bilheteria da estação Praça XV, a partir das 8 horas e vão custar R$169. Poderão pagar meia-entrada, moradores da cidade e estudantes, mediante comprovação. Já idosos, pessoas com deficiência e crianças menores de 6 anos terão gratuidade no passeio.
A iniciativa é uma parceria entre Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) e do consórcio Barcas Rio para comemorar essa data histórica do modal na cidade.
Para mais detalhes, a Setram-RJ recomenda procurar as informações no site das Barcas.
Histórico do modal
As barcas estão em circulação na Baía de Guanabara desde 1835, quando eram operadas pela Companhia de Navegação de Nictheroy. Com o passar dos anos, concessionárias como a Empresa Fluminense (1870), a Cia Ferry (1877) e outras atuaram no transporte até Niterói e também iniciaram viagens para Paquetá e outras regiões.
O serviço foi estatizado na década de 1960, com a criação do Serviço de Transporte da Baía de Guanabara (STBG) que era vinculado ao Ministério de Viação e Obras Públicas. Na década de 1990, a Companhia de Navegação do Estado do Rio de Janeiro foi Privatizada (CONERJ) e o transporte aquaviário do Rio passou a ser gerido pelo consórcio Barcas S/A.
Nos últimos anos, de 2012 a 2025, o consórcio CCR Barcas administrou o modal. E, em fevereiro deste ano, o consórcio Barcas Rio em parceria com a Setram administram as operações diariamente das linhas Araribóia e Charitas, que vão para Niterói, região metropolitana do estado e, Paquetá e Cocotá (Ilha do Governador), bairros cariocas.








