Nova plataforma passa a ser obrigatória em 1º de janeiro para todos os procedimentos de cadastro, frota e vistorias no fretamento
A modernização do transporte intermunicipal de passageiros em Mato Grosso do Sul avança mais uma etapa com a entrada do fretamento na era digital. A Agência Estadual de Regulação (AGEMS) já migrou os dados dos mais de 160 operadores para o Sistema Monitora e iniciou a capacitação para o uso da plataforma eletrônica, que passa a concentrar todos os procedimentos de cadastro, renovação e gestão de frota, e vistorias.
O treinamento inaugural, realizado no dia 1º de dezembro, marcou a abertura da transição para o ambiente 100% digital. O Monitora substitui procedimentos rotineiros da gestão do serviço de fretamento que antes eram feitos via e-mail, com solicitações à Câmara Técnica de Transportes. Agora, essa documentação transita diretamente no Sistema Eletrônico.
O diretor-presidente da AGEMS, Carlos Alberto de Assis, reforça que o Monitora representa um salto fundamental na eficiência do setor.
“Estamos estruturando um sistema moderno, transparente e seguro, que facilita a vida do operador e aumenta a qualidade para os usuários. É essencial que todos participem do processo de capacitação e estejam preparados para a mudança que o Estado está implementando”, reforça.
Inovação regulatória e transporte modernizado
A plataforma já está em uso no transporte regular. Em uma primeira fase, todo o procedimento das operadoras de linhas já foi migrado para o Monitora. Uma mudança na gestão feita entre as transportadoras e a AGEMS, que aconteceu ao mesmo tempo que entregas importantes para o usuário: o rastreamento de mais de 700 veículos e o aplicativo MS TRIP.
Agora, os procedimentos se tornam obrigatórios para o fretamento, serviço que conta com 166 operadores legalmente cadastrados e 1.500 veículos para fazer viagens de turismo e lazer, transporte fixo de trabalhadores ou de estudantes, especialmente universitários, quando há deslocamento de uma cidade para outra. Todos já tiveram os dados migrados para o novo sistema Monitora.
“A partir de 1º de janeiro de 2026 vai ser obrigatório o uso exclusivamente dessa nova plataforma para aqueles procedimentos administrativos de rotina envolvendo documentação da empresa e do veículo. Então, é indispensável o domínio das novas funcionalidades”, ressalta a diretora de Transportes, Caroline Tomanquevez.
Capacitação e suporte
A coordenadora do Centro de Integração Técnica e Inteligência, Marisa Oliveira, explica que o Monitora dá autonomia ao operador, permite acompanhamento em tempo real e elimina a troca de documentos por e-mail.
“É um sistema prático e intuitivo, e nossa equipe dará todo o suporte para os operadores que ainda tiverem dúvidas ou alguma dificuldade no momento de utilizar a plataforma. Quem participou do primeiro treinamento já está um passo à frente, e aqueles que ainda não fizeram a capacitação têm uma nova oportunidade”, reforça.
Para garantir que todas as empresas estejam habilitadas e evitar entraves nos serviços, a Câmara Técnica de Transportes convoca os operadores que ainda não participaram do treinamento para uma nova etapa de capacitação.
Será no dia 9 de dezembro, às 9 horas, em modalidade virtual.
O link de acesso será enviado aos operadores cadastrados.
A capacitação apresenta, na prática:
- Como realizar a renovação cadastral do operador
- Inclusão e atualização de veículos e documentos
- Agendamento de vistorias
- Procedimentos de login, segurança e permissões
- Emissão de relatórios e acompanhamento dos processos
- Fluxos, prazos e regras que passam a valer integralmente no sistema
A AGEMS orienta que operadores que tenham dúvidas, dificuldade de acesso ou necessidade de atualização de contato entrem em comunicação com o CITI pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (67) 3025-9523.
Nesses contatos, transportadores ainda não cadastrados na AGEMS podem também solicitar credenciamento para operar o serviço. Os novos operadores já entrarão direto no Sistema Monitora









