event_available 04/12/2025 |
access_time 10:20 horas
Criada em 15 de dezembro de 1995, corporação se consolidou como pilar da segurança pública, da cidadania e da proteção social no município e, hoje, conta com 188 agentes
Guarda Municipal de Dourados completa três décadas e segue sendo exemplo de corporação para outras cidades do Brasil. Foto: A. Frota
A Prefeitura de Dourados celebra, no próximo dia 15 de dezembro, às 7h30, no Centro de Convenções Antônio Tonanni, no Parque Alvorada, os 30 anos de criação da Guarda Municipal, uma das instituições mais importantes para a segurança pública e o cuidado com a população. Atualmente, a corporação é formada por 188 agentes, sendo 143 homens e 45 mulheres, que atuam diariamente na proteção do patrimônio público, no apoio às forças de segurança e em ações preventivas em toda a cidade.
Criada em 1995, na gestão do prefeito Humberto Teixeira, por meio da Lei Municipal nº 2.029, a Guarda Municipal de Dourados nasceu do desejo de fortalecer a segurança local a partir de experiências bem-sucedidas de outros estados. O primeiro curso de formação ocorreu em 1996, sob o comando do Capitão do Exército Brasileiro Antônio Nunes Padilha, formando 62 guardas que começaram a atuar em locais estratégicos do município com estrutura inicial limitada.
Com o passar dos anos, a corporação passou por processos contínuos de fortalecimento e modernização, com implantação de centrais de comunicação, postos 24 horas, integração com a Polícia Militar, atuação na fiscalização do trânsito, criação da Ronda Escolar Comunitária, bases comunitárias, projetos sociais, Guarda Municipal Ambiental, além de formações subsequentes que ampliaram o efetivo e levaram mais segurança à população.
Na atual gestão do prefeito Marçal Filho, a Guarda Municipal vive um novo momento de valorização humana e institucional, sob a direção-geral de Jamil da Costa Matos, servidor de carreira da própria Guarda Municipal. Entre os avanços mais recentes estão a criação, por meio da Lei Municipal nº 5.335/2025, da Patrulha Maria da Penha, voltada ao atendimento e proteção de mulheres com medidas protetivas, e a implantação de um posto base na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), reforçando a segurança de servidores e usuários da rede municipal de saúde.
A criação da Patrulha Maria da Penha partiu da iniciativa do prefeito Marçal Filho, preocupado em garantir a integridade física das mulheres vítimas de violência doméstica. Os números comprovam que a decisão do prefeito foi acertada, tanto que apenas nos três primeiros meses de atuação a Patrulha Maria da Penha realizou um total de 555 atendimentos, sendo que 90,5% foram fiscalizações de medidas protetivas de urgência e 9,6% foram de denúncias e flagrantes referentes à violência doméstica, via Central de Comunicações da GMD pelos telefones 153 e 199.
Para o prefeito Marçal Filho, os 30 anos da Guarda Municipal representam uma história de compromisso com a cidade. “A Guarda Municipal é um dos maiores patrimônios da segurança pública de Dourados”, enfatiza. “São homens e mulheres que dedicam suas vidas diariamente à proteção da nossa população, sendo ainda, um exemplo para outros estados”, destaca o prefeito.
Ao completar três décadas de atuação, a Guarda Municipal de Dourados se consolida como força essencial no apoio à segurança pública, na proteção das crianças por meio da Ronda Escolar, no combate à violência doméstica, no patrulhamento urbano e na preservação ambiental, reafirmando seu papel estratégico no desenvolvimento e na qualidade de vida da população douradense.













