04.12.2025 · 10:23 · Vereador Herculano Borges


Clique na imagem para ver a galeria completa
A noite desta quarta-feira (4) foi marcada por emoção e reconhecimento na Câmara Municipal de Campo Grande, que realizou a Sessão Solene de entrega da “Medalha Legislativa Professora Rose Rocha” aos Melhores do Esporte. A homenagem, proposta pelo vereador Herculano Borges, destacou atletas, treinadores, dirigentes e representantes de diversas modalidades do alto rendimento ao esporte de base, passando por equipes e atletas PCD, surdos e categorias que há anos levam o nome de Campo Grande e do Mato Grosso do Sul para o Brasil e para o mundo.
A plenária lotada mostrou a força do esporte sul-mato-grossense. Atletas mirins, jovens promessas, técnicos, dirigentes e campeões nacionais e internacionais ocuparam o plenário para celebrar uma trajetória construída com esforço, persistência e superação.
A honraria foi instituída pela Resolução nº 1.269/18 e leva o nome da professora Rosemary da Costa Rocha (Rose Rocha), referência na ginástica artística sul-mato-grossense, fundadora da Federação de Ginástica e responsável pela formação de gerações de atletas no Estado.
Reconhecimento a quem faz o esporte acontecer
Autor da lei que criou a homenagem, ainda em seu primeiro mandato, em 2009, o vereador Herculano Borges reforçou que o objetivo sempre foi valorizar quem mantém o esporte vivo mesmo diante das dificuldades. “A importância é valorizar quem, com muita dificuldade, faz esporte aqui na nossa capital e no nosso Estado. Eu fui atleta, fui treinador, e algo que sempre me incomodou é que muitas vezes nós saíamos para representar nossa cidade e não recebíamos nem um ‘obrigado’. Por isso, quando assumi na Câmara, propus a lei como forma de incentivar e reconhecer quem se dedica ao esporte. Hoje homenageamos atletas, treinadores, dirigentes, pessoas com deficiência, surdos, crianças até a melhor idade. Fico muito feliz em proporcionar esse momento para a comunidade esportiva de Campo Grande.”
Atletas e modalidades em destaque
Entre os homenageados, histórias que inspiram e reforçam o impacto do esporte na formação humana e no desenvolvimento social.
Campeão brasileiro e recordista na prova dos 50 metros peito, Daniel celebrou o reconhecimento. “A gente trabalha e se esforça tanto para alcançar os objetivos. Receber essa homenagem do nosso Estado mostra que eles também estão apoiando o esporte. É muito especial.”Representante do time Campo Grande Cobra Ares, campeão nacional, Luísa falou sobre a dimensão do esporte que ganha visibilidade por agora ser modalidade olímpica, “É importante demais esse reconhecimento. Estamos desde 2015 trazendo títulos para Mato Grosso do Sul e agora, com o esporte se tornando olímpico, a visibilidade cresce. Ser homenageada mostra que nosso trabalho é visto e valorizado.”
Bicampeão paralímpico, tricampeão mundial consecutivo e autor da centésima medalha de ouro paralímpica da história brasileira, Yeltsin emocionou o público ao recordar sua trajetória iniciada ainda em Campo Grande. “É um orgulho ser homenageado, ainda mais no Dia Mundial da Luta da Pessoa com Deficiência. Eu lembro de ser homenageado aqui em 2009, quando buscávamos apoio com muita dificuldade. Ver onde chegamos mostra que valeu a pena. Mato Grosso do Sul está no caminho certo no esporte, e poder trazer essa perspectiva para a juventude é muito especial. O Herculano sempre valorizou o esporte e continua fazendo isso com responsabilidade e compromisso.”
Herculano reforça compromisso com o setor
A solenidade reforçou o papel do vereador como um dos principais incentivadores das políticas públicas esportivas no Estado. Ex-atleta, ex-treinador e ex-gestor da Fundesporte, Herculano tem pautado seu mandato na valorização de quem representa Mato Grosso do Sul nas mais diversas modalidades.
A noite terminou com aplausos, emoção e a certeza de que reconhecer o esporte é também fortalecer cidadania, inclusão e desenvolvimento.
Ida Garcia
Assessoria de Imprensa do Vereador








