quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Águas Guariroba conquista Troféu Quíron Rubi e reforça destaque nacional no saneamento

Na última semana, a Águas Guariroba recebeu o Troféu Quíron Rubi, na categoria AMEGSA Nível III+ Constância de Propósitos ESG, no Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS).

Considerado o “Oscar do Saneamento”, o PNQS é reconhecido como o único prêmio dedicado à excelência em gestão do setor em todo o mundo. A premiação foi realizada em em Campinas (SP). Anoite começou com uma apresentação emocionante: a cantora Naty Morais interpretou o Hino Nacional acompanhada pelo Quinteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Campinas, dando o tom solene ao evento que reúne as principais companhias de saneamento do país.

Para a diretora-executiva, Francis Faustino, a premiação reflete a maturidade institucional da empresa:

“Cada conquista reafirma nossa dedicação em construir uma gestão sólida, moderna e centrada nas pessoas. Esse resultado é fruto do empenho de equipes que não medem esforços para garantir qualidade, inovação e sustentabilidade”, pontuou.

Durante a celebração, o Supervisor de Qualidade e Meio Ambiente, Denis Carlos Suriano dos Santos, enalteceu o esforço coletivo: “Esse troféu representa o esforço de todos os colaboradores, de cada área. É um orgulho saber que nosso trabalho contribui diretamente para a qualidade de vida de milhares de pessoas”, disse.

Essa conquista soma-se a uma trajetória de sucesso da Águas Guariroba no PNQS: Bronze em 2022, Ouro em 2023, Diamante em 2024 e agora Quíron Rubi em 2025, evidenciando evolução contínua e consistência na busca pela excelência. Com isso, a concessionária reforça sua posição de destaque nacional, reafirmando o compromisso com a qualidade dos serviços prestados e o desenvolvimento sustentável de Campo Grande.

O diretor-presidente da Águas Guariroba, Gabriel Buim, destacou o significado desse reconhecimento: “Esse prêmio demonstra que estamos evoluindo com consistência. É um reconhecimento ao trabalho técnico, responsável e comprometido que realizamos diariamente para oferecer serviços cada vez melhores à população de Campo Grande”, completou.

Referência no Saneamento

A Águas Guariroba, faz parte da Aegea Saneamento, empresa que está presente em 892 cidades de 15 estados brasileiros, atuando de norte a sul do país. Os estados em que atua são: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo.

Em Mato Grosso do Sul, a Águas Guariroba atua com concessão plena em Campo Grande, com o abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. No interior de MS, a Aegea está presente pelos serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios, por meio da PPP (Parceria Público-Privada) com o Governo do Estado, a Sanesul e a Ambiental MS Pantanal.

Sobre o PNQS

O PNQS foi instituído em 1997 pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES para reconhecer as empresas do setor que se distinguem pela boa gestão dos serviços de saneamento. O prêmio se baseia nos critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade e se divide em cinco premiações.

A categoria SQF (Selo de Qualidade aos Fornecedores); AMEGSA (As Melhores em Gestão no Saneamento Ambiental); e as categorias que concorrem com cases de sucesso: IGS (Inovação da Gestão em Saneamento Ambiental), PEOS (Prêmio Eficiência Operacional no Saneamento) e PGA (Prêmio de Gestão de Ativos no Saneamento Ambiental).

A avaliação da empresa é realizada por meio de um relatório de gestão, enviado pela concessionária. Em seguida, ocorre uma avaliação in loco. Por fim, uma banca avaliadora pontua de acordo com os resultados das duas etapas anteriores.

São levados em consideração diversos critérios como prestação de serviços, operações, liderança, estratégia, clientes, sociedade, conhecimento, inovação e tecnologia, pessoas, processos, resultados organizacionais, entre outros.

Entre seus objetivos, o prêmio visa estimular a busca e a aplicação de boas práticas de gestão pelas organizações envolvidas com o setor de saneamento ambiental no país e reconhecer as organizações que se destacam pela utilização dessas práticas e que apresentem resultados competitivos de desempenho.