event_available 03/12/2025 |
access_time 11:34 horas
Rede municipal de saúde amplia proteção contra doenças e inicia estratégia inédita no dia 10 de dezembro contra bronquiolite em gestantes; em apenas 11 meses o setor de imunização da Prefeitura de Dourados conseguiu superar a marca de 200 mil doses aplicadas
O atendimento para vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. As unidades Seleta e Santo André também ofertam vacinação em horário estendido, das 18h às 22h. Foto: Assecom
De janeiro a novembro de 2025, a Prefeitura de Dourados aplicou mais de 200 mil doses de vacinas em moradores de todas as faixas etárias, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde. As aplicações abrangem os calendários infantil, adolescente, adulto, idoso e gestantes, com cerca de 31 tipos de vacinas disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
No calendário infantil, foram aplicadas 40 mil doses em crianças menores de 1 ano, 38 mil doses em crianças de 1 a 4 anos e 12 mil doses na faixa de 5 a 9 anos. Entre os adolescentes, foram 17 mil doses de 10 a 14 anos e 10 mil de 15 a 19 anos. Já no calendário do adulto, a faixa de 20 a 59 anos recebeu 72 mil doses, enquanto os idosos com 60 anos ou mais, somaram 25 mil aplicações.
A cobertura vacinal em menores de 1 ano apresenta bons índices em algumas vacinas, como a BCG, que alcançou 98,75%, e a tríplice viral, com 95%, mas ainda abaixo da meta em outras, como a pentavalente e a poliomielite, ambas com 82%, frente ao objetivo de 90%. A Secretaria de Saúde também reforça que a procura pela vacina contra a Covid-19 segue abaixo do esperado, mesmo sendo obrigatória no calendário vacinal, especialmente entre crianças menores de 5 anos, idosos, trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades.
VACINAÇÃO BRONQUIOLITE
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde a vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR), causador da bronquiolite em recém-nascidos e lactantes, terá início na quarta-feira, dia 10 de dezembro de 2025, em todas as unidades de saúde, conforme a disponibilidade de doses enviadas pelo Estado. O objetivo da campanha é prevenir as formas graves da doença do trato respiratório inferior em crianças menores de 6 meses, por meio da imunização das gestantes.
A recomendação é de dose única a partir da 28ª semana de gestação, sem restrição de idade materna. Para receber a vacina, a gestante deve apresentar comprovação do estado gestacional, como cartão da gestante ou do pré-natal, exames, relatório médico ou encaminhamento de profissional de saúde de nível superior.
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. As unidades Seleta e Santo André também ofertam vacinação em horário estendido, das 18h às 22h, para todas as faixas etárias e, o PAM funciona das 6h ao meio dia. A Secretaria reforça que manter a vacinação em dia é uma das formas mais eficazes de proteger mães e bebês contra doenças graves.








