O trem da Serra do Mar, eleito um dos melhores do mundo, terá passeios diários entre 1º de dezembro e 6 de março de 2026, período considerado alta temporada. A Serra Verde Express, operadora do trem, estima receber cerca de 80 mil passageiros, 14% superior a mais registrado entre dezembro de 2023 e março de 2024, quando foram regstrados 70 mil embarques.
“O trem vive um momento de consolidação e expansão. A demanda segue em alta, resposta direta ao interesse crescente dos turistas”, afirma Adonai Arruda Filho, diretor-geral da Serra Verde Express.
Como é o passeio
O trem realiza o trajeto de quatro horas entre Curitiba e Morretes. Ele percorre os trilhos centenários da ferrovia Curitiba-Paranaguá, que completou 140 anos em 2025.
A maior parte do trajeto é pelo trecho da Mata Atlântica mais preservado do país. São 41 pontes, 13 túneis, e seu ponto mais alto está a 952 metros de altitude. Com velocidade máxima de 30 km/h, o percurso de 70 km.
Princesa Isabel
Pelos trilhos da Serra do Mar passaram figuras importantes da história brasileira, como Princesa Isabel, Barão do Cerro Azul e Dom Pedro II, fatos narrados pelos guias de turismo que acompanham cada vagão.
As partidas de Curitiba são 8h30 e de Morretes às 15h. Cerca de 250 mil pessoas que realizam os passeios todos os anos. o valor da passagem é R$ 199. A partir de 7 de março os passeios serão às sextas, sábados e domingos.








