domingo, 30 de novembro de 2025

Agropecuária Maragogipe é modelo de pecuária intensiva em MS; confira

A Agropecuária Maragogipe, localizada em Itaquiraí (MS), é reconhecida como uma das fazendas mais produtivas do Brasil, destacando-se como um modelo de pecuária intensiva com sustentabilidade.

A propriedade adota uma estratégia de sucesso baseada em um rigoroso planejamento forrageiro e nutricional, que utiliza a integração, a adubação e uma alta taxa de lotação para garantir sua produtividade em um sistema de ciclo fechado.

Em entrevista ao Giro do Boi, Lucas Marques, diretor de operações da Agropecuária Maragogipe, informou que o planejamento forrageiro é a base do orçamento anual da fazenda. “A partir dele, é definida a quantidade de unidades animais (UA) por hectare que o pasto pode suportar”, declarou. Esse indicador norteia todas as decisões financeiras e operacionais da propriedade ao longo do ano.

Confira:

Integração lavoura-pecuária

Foto: Divulgação.

A Agropecuária Maragogipe utiliza a Integração Lavoura-Pecuária (ILP), onde, segundo Marques, “a equação 1 + 1 não é igual a 2, 1 + 1 é igual a 3”. A ILP gera o volumoso, como milho e milho safrinha consorciado com capim, para o confinamento. O resíduo, que é o esterco, é compostado e devolvido ao pasto via adubação, fechando o ciclo e garantindo a sustentabilidade.

O rebanho de cria é dividido em trinta por cento com capins cespitosos, como Mombaça e Tanzânia, que respondem bem à adubação, e setenta por cento com braquiárias, como Piatã. O sucesso da produtividade exige um time muito bem alinhado e treinado, pois o cerne central do resultado são as pessoas.

Nutrição personalizada e taxa de desmama

Foto: Divulgação

A nutrição na Agropecuária Maragogipe é “extremamente personalizada”, complementando o que o capim não consegue fornecer. O foco é nas categorias mais jovens, que têm prioridade na pastagem de melhor qualidade e na suplementação proteico-energética. A fazenda conta com uma fábrica própria para formular a dieta, o que confere agilidade e controle de custo.

A propriedade destaca que o segredo para ganhar dinheiro na pecuária de cria é a taxa de desmama. O objetivo é sempre colher o maior número de quilos de bezerros desmamados por vaca exposta à reprodução. A Agropecuária Maragogipe é um exemplo de excelência, produzindo animais Nelore abaixo de quinze meses, sempre com peso superior a vinte e duas arrobas.

Com informações de: girodoboi.canalrural.com.br.

Publicado com auxílio de inteligência artificial e revisão da Redação Canal Rural.

www.canalrural.com.br