quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Praias de Niterói são refúgio às rotas badaladas no fim de semana

Niterói é uma cidade litorânea do Rio de Janeiro que possui 13 praias administradas pelo município e são divididas em duas categorias: praias oceânicas e de baía. Esta riqueza atrai turistas de vários lugares do mundo interessados em conhecer a diversidade da natureza.

Além disso, acabam se tornando uma ótima opção para quem deseja  conhecer praias bonitas e menos badaladas no estado do Rio de Janeiro. Niterói fica a cerca de 13,9 quilômetros de distância da capital carioca e pode ser acessada por transporte terrestre, carro ou ônibus, ou barca.

As praias oceânicas são: Camboinhas, Itacoatiara, Itaipú, Piratininga e Sossego. As praias de baía são: Adão e Eva, Boa Viagem, Gragoatá, Praia de Icaraí, Praia de Jurujuba e Praia de São Francisco.

Praias da Baía de Guanabara como Icaraí, Boa Viagem e São Francisco, Praia das Flexas, segundo prefeitura, são as mais visitadas, especialmente pela beleza da vista para o Rio de Janeiro. Além disso, possuem fácil acessibilidade para famílias com crianças, idosos e pessoas com pouca mobilidade que preferem sossego ao mar agitado.

As praias da Região Oceânica são conhecidas pela beleza natural e pelas atividades aquáticas, como surf e banho de mar. Segundo último relatório do Instituto Estadual do Ambiente, todas estão com selo azul e são consideradas próprias para banho.

Confira as características de cada uma delas abaixo:

Praia de itacoatiara

Seu nome significa ”pedra escrita, riscada ou que tem inscrição”, em Tupi. Possui 700 metros de extensão e é considerada uma das melhores praias da cidade, apesar de ser pequena. Possui águas transparentes e ficar entre uma vegetação que chama a atenção. Esta praia é famosa entre os surfistas pela formação de ondas boas para o esporte e muito frequentada entre os jovens. 

Praia de Camboinhas

Com 2.600m de extensão, possui águas são transparentes e esverdeadas. É muito frequentada por pescadores, velejadores e winds-surfistas. Possui águas verde-esmeralda e fica bem próxima à praia e a lagoa de Itaipu. A orla é repleta de quiosques que servem frutos-do-mar. O local foi batizado com o nome de um barco que se chamada Camboinhas e encalhou na região.

Praia de Piratininga

Esta é uma praia muito querida pelos moradores de Niterói. Com 2.700 metros de extensão, águas limpas e paisagem deslumbrante, a praia é aberta para o Oceano Atlântico. Piratininga é formada por duas praias conjugadas conhecidas como: “Praião”, o trecho maior, mas que tem ondas mais baixas; e a “Prainha”, um trecho menor com parte rasa e calma, ideal para crianças e idosos.

Praia de Itaipu

Fica no final da estrada de mesmo nome e tem, aproximadamente, 1 quilômetro de extensão. É a única praia de Niterói que sempre tem águas calmas. Possui uma colônia de pescadores tradicional na cidade e uma igreja construída no século XVIII. Além disto, tem o Museu de Arquelogia que faz um belo contraste com as casas de veraneio da região. O nome Itaipu tem origem Tupi e significa, “água que sai do meio das pedras”. A região possui um canal de ligação da laguna com oceano que é o limite natural entre esta e a praia de Camboinhas.

Praia do Sossego

Localizada entre Piratininga e Camboinhas, é de difícil acesso para pedestres. Tendo uma pequena extensão, é bastante frequentada pelos que vem pelo mar em lanchas e iates. Sossego é um dos mais belos recantos da cidade e patrimônio natural de Niterói.

turismo.ig.com.br