quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Veja vídeo e fotos do passeio noturno da Maria Fumaça natalina

Mais de mil pessoas acompanharam nas cidades de São João del-Rei e Tiradentes, no Campo das Vertentes, em Minas Gerais, no sábado (15/11), o primeiro passeio noturno da Maria Fumaça mais antiga do Brasil. Por onde a locomotiva a vapor passava com os seus vagões iluminados com as luzes e enfeites de Natal, e com o Papail Noel a bordo, centenas de pessoas registravam fotos e vídeos.

Além do passeio noturno, as cidades de nas cidades de São João del-Rei e Tiradentes inauguraram a decoração de Natal no último sábado. Segundo a VLI, responsável pelo passeio da Maria Fumaça, todos os 224 lugares foram vendidos na ida e no retorno de Tiradentes.

Datas dos próximos passeios

A Maria Fumaça sai às 18h30 da estação de de São João del-Rei e retorna de Tiradentes às 20 horas. Inaugurada por Dom Pedro II em 28 de agosto de 1881, a Maria Fumaça  percorre 12 km às margens da Serra de São José, que preserva a arquitetura do século XIX.

Os próximos passeios noturnos serãona nos dias 21 e 28 de novembro,  além dos dias 5, 12, 19 e 26 de dezembro. Os demais passeios serão feitos sempre às sextas-feiras.

Quanto custa o passeio?

O passeio custa R$ 86 e a meia-entrada é de R$ 43, em cada trajeto. As passagens são vendidas por meio de totens de autoatendimento, nas estações de São João del-Rei e Tiradentes ou pela internet.

Segundo a VLI, a entrada é gratuita para crianças de 0 a 5 anos (no colo), mediante apresentação de certidão de nascimento ou carteira de identidade. Mais informações podem ser obtidas através do site, Alô VLI pelo telefone 0800-0221211 ou WhatsApp (31) 98308-5538.

A histórica São João del-Rei (MG), no Campo das Vertentes, preserva uma Rotunda construída em 1882. Com uma arquitetura em forma circular e 25 linhas em seu interior, o dispositivo é formado por um girador manual de locomotivas e vagões localizado no centro do prédio.

Rotunda de São João del-Rei 

Os turistas que visitam São João del-Rei podem conhecer no Museu Ferroviário, que funciona na estação da cidade, uma rotunda construída em 1882

Com uma arquitetura em forma circular e 25 linhas em seu interior, A Rotunda é formada por um girador manual de locomotivas e vagões localizado no centro do prédio.

A Maria Fumaça, o Museu Ferroviário e a Rotunda são gerencidos pela VLI, controladora da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).

turismo.ig.com.br