sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Aniversário de 452 anos de Niterói terá show de Zeca Pagodinho

Aniversário de Niterói terá show de Zeca PagodinhoPrefeitura de Niterói

Niterói (RJ) comemora no próximo sábado (22) o aniversário de 452 anos com festa na Praia de Icaraí, com direito a um show gratuito de Zeca Pagodinho às 20h.

A apresentação integra a turnê de 40 anos de carreira do artista. O evento visa, além da comemoração dos mais de quatro séculos do município, destacar a importância do samba para a história local.

Relação com o Samba

A cidade de Niterói (RJ) tem relação profunda com o samba desde o início do século XX. O compositor Ismael Silva, nascido no bairro de Jurujuba, criou ao lado da Turma do Estácio a primeira escola de samba do Brasil, a Deixa Falar, em 1928.

O grupo revolucionou a forma de fazer samba e influenciou os desfiles carnavalescos. Entre as inovações, estavam a introdução da cuíca, a criação do surdo de marcação e o ritmo acelerado que virou base das escolas de samba. A cidade também revelou nomes como Bide e Marçal, figuras centrais na construção da identidade do gênero musical. 

Niterói também foi o palco para inspirar sambas, marchinhas, ragtimes e maxixes ao longo do século passado. Compositores como Wilson Batista, Ataulfo Alves e Lamartine Babo mencionaram a cidade em suas letras. A região de Icaraí aparece em diversas músicas que retratam amores, saudade e cotidiano à beira da Baía de Guanabara. Registros mostram também homenagens a bairros como São Francisco e Itaipuaçu.

A travessia entre Rio e Niterói virou tema de marchinhas e sambas que brincavam com a distância entre apaixonados e dificuldades da rotina antes da construção da ponte.

O Carnaval local, que já figurou entre os maiores do país, vive processo de retomada. Projetos como a construção da Cidade do Samba e do Museu do Carnaval tentam reacender a tradição no município e estimular as novas gerações a se ligarem mais ao Carnaval novamente.

A festividade, inclusive, traz personagens recorrentes na região, como a Mulata, o Pandeiro e o Rei Momo que são tradicionais na cidade. Além disso, Niterói conta com uma apresentação das escolas de samba que desfilam pela cidade com enredos que debatem cultura e a história fluminense.

O show de Zeca Pagodinho

A abertura da festa começa às 17h, com roda de samba comandada por Inácio Rios. O cantor reúne artistas como Mingo Silva, Alexandre Marmita, Andrea Beat, Chico Alves, Adriana Dutra, Pedro Ivo, Daniel Scisinio e Bruno Barreto. A DJ Cris Panttoja anima o público antes e depois dos shows.

Zeca Pagodinho prepara repertório que reúne sucessos conhecidos. Ele cantará “Camarão que dorme a onda leva”, “Verdade”, “Vai vadiar”, “Judia de mim”, “Maneiras”, “Coração em desalinho”, “Seu balancê”, “Mutirão do amor”, “Ogum”, “Lama nas ruas” e “Deixa a vida me levar”.

O prefeito Rodrigo Neves lembrou a relevância da cidade no estado. “Niterói é uma das cidades mais antigas do Brasil, com uma presença destacada na formação do nosso país e do Estado do Rio”, afirmou.

A festa também mira o futuro. “É importante celebrar essa data tão especial em que Niterói completa 452 anos. Todos estão convidados”, completou.

gente.ig.com.br