sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Morre Eliana de Rezende, primeira mulher a integrar corpo técnico da ABCZ

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) anunciou com pesar o falecimento da técnica de registro e jurada efetiva da entidade, Eliana de Rezende Ferreira, ocorrido nesta segunda-feira (10). Natural de Juiz de Fora, Minas Gerais, Eliana marcou a história da pecuária nacional ao ser a primeira mulher a integrar o corpo técnico da ABCZ, abrindo caminho para outras profissionais e se tornando um exemplo de dedicação e excelência.

Formada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pós-graduada em Microbiologia e Virologia, Eliana construiu uma trajetória sólida e inspiradora. Atuou no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul e, há 13 anos, fazia parte da equipe do Escritório Técnico Regional da ABCZ em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Com quase quatro décadas de contribuição à entidade, a técnica era reconhecida pelo trabalho comprometido e pela relação próxima com os criadores. Sua atuação foi decisiva para o avanço do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), levando orientação técnica, confiança e entusiasmo aos pecuaristas.

Além do trabalho em campo, ela foi uma das primeiras mulheres a atuar como jurada na ExpoZebu, participando de avaliações de destaque e reforçando a presença feminina em um espaço tradicionalmente masculino.

Em reconhecimento à sua trajetória, recebeu o Mérito ABCZ Mulher durante a 11ª ExpoGenética, em 2018, e foi novamente homenageada em 2024, na 17ª edição do evento, pelo Museu do Zebu, por sua contribuição essencial ao desenvolvimento da pecuária zebuína.

“Nossos sentimentos a toda a família. Eliana era muito querida”, lamentou o Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.

www.canalrural.com.br