domingo, 24 de novembro de 2024
Campo Grande
31°C

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Com um caso de violência doméstica por dia em Coxim, Comandante do 5º BPM orienta diminuir consumo de bebida alcoólica nos lares

Foto: Célio Roberto da Silva Arruda

O Coxim Agora entrevistou o comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar Tenente Coronel James Magno Morais Silveira nesta segunda-feira (13), com objetivo de orientar a população coxinense sobre os crimes que acabam acontecendo com a chegada das festas de final de ano. Além disso, informar aos leitores sobre algumas estatísticas dos crimes que mais ocorrem na cidade. Leia a entrevista abaixo:

🎙Coxim Agora – Comandante, nós sabemos que com a chegada do final do ano aumentam as ocorrências de alguns crimes devido a vários fatores, aumento do fluxo de pessoas nas áreas urbanas e também devido a vulnerabilidade das residências por conta das famílias que viajam nesse período, o que o senhor tem a dizer sobre isso?

Tenente Coronel James Magno Moraes – Com a chegada das festas de final de ano, as pessoas acabam indo para o interior ou viajando de férias, então, normalmente as casas ficam sem ninguém. Uma das dicas que nós sempre damos é que deixe a residência sob os cuidados de um amigo, vizinho, parente ou alguém que possa estar verificando se não há sinais de violação. A ideia é deixar alguém para cuidar, mas quando você não tem alguma pessoa para este fim, que instale equipamentos de segurança como sensores de presença, cercas elétricas e câmeras de segurança na casa. A Polícia Militar de Coxim vem diminuindo os índices de furtos no município em relação ao mesmo período do ano passado.

🎙Coxim Agora – Sabemos que vivemos em uma cidade tranquila, que não possui um alto índice do crime roubo, no dia 05 deste mês aconteceu um roubo de um celular no bairro Morada Altos de São Pedro, onde dois meliantes em uma motocicleta levaram o celular de um rapaz, o que o senhor pode falar sobre isso?

Tenente Coronel James Magno Moraes – Neste caso do rapaz, ele teve o celular tomado pelos autores que não praticaram violência contra a vítima, mesmo assim foi registrado como roubo. Até aquela data, a Polícia Militar não havia registrado roubo há quatro meses, no entanto, no mesmo período do ano passado, foram registrados oito roubos. Isso tudo é devido ao melhoramento do policiamento com a presença de mais policiais nas ruas.

Além do roubo, outro crime que diminuiu consideravelmente foi o homicídio, no segundo semestre do ano passado foram registrados quatro homicídios, enquanto que este ano o último homicídio registrado pela PM ocorreu em julho. O crime de feminicídio não registramos no município há mais de 3 anos, agora um índice que nos deixa preocupado é a violência doméstica. Em um mês acontecem em média 29 casos de violência doméstica em Coxim, ou seja, praticamente um caso por dia, principalmente nos finais de semana.

🎙Coxim Agora – Qual é o recado que o senhor deixa para a população de Coxim?

Tenente Coronel James Magno Moraes – Nós sabemos que esse convívio familiar durante os finais de semana acontece também muita a ingestão de bebida alcoólica, então a orientação é que diminua o consumo de bebida alcoólica ou cesse, já que consumir bebida ou algum alimento que esteja te atrapalhando, então é melhor parar, tudo em excesso faz mal. Ou seja, a maioria dos casos de violência doméstica registrados em Coxim, aconteceram aos finais de semana, que é quando acontecem também uma maior quantidade de ingestão de bebida alcoólica pelas pessoas.

Ao final da entrevista o Comandante James Magno, enfatizou que é importante que se diminua o consumo de bebida alcoólica para evitar esse tipo de situação dentro dos lares coxinenses.

Foto: Célio Roberto da Silva Arruda

Fonte: Maikon Leal

Please follow and like us:

Fonte

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas