segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Alimentação mais barata reduz custos de produção do leite em setembro

Produzir leite ficou mais barato em setembro, conforme o índice da Embrapa que mede os custos da atividade, divulgado nesta segunda-feira (20). O ICPLeite aponta que o trimestre encerrado em setembro fechou com redução de 1,5% no custo de produção, o que representa o segundo mês seguido de queda.

Menos custo com alimentação

Segundo o levantamento da Embrapa, o recuo em setembro foi resultado de variações negativas na alimentação do rebanho. Enquanto o grupo Volumosos registrou queda de 2,2%, os custos referentes ao Concentrado caíram 1,4%.

Além disso, quatro dos sete grupos de custos que compõem o ICPLeite não registraram variação em setembro. São eles: Mão de obra, Energia e combustível, Qualidade do leite e Minerais. Por outro lado, o grupo Sanidade e reprodução teve elevação de 0,5% no mês passado.

Cenário anual e em 12 meses

Porém, o cenário no acumulado dos nove meses do ano é de inflação de custos de 2,3%. Em doze meses, o acúmulo no índice é de 4%.

Considerando o acumulado entre janeiro e setembro de 2025, os custos de produção aumentaram 2,3%, com destaque em Minerais (15,8%), Energia e combustível (12,7%) e Qualidade do leite (8,8%). Já Concentrado (-0,2%) e Volumosos (-1,3%) ajudaram a conter a alta acumulada no ano, com variações negativas.

Em 12 meses, a inflação dos custos foi maior, de 4%. A maior elevação veio de Minerais (17,4%). Na sequência aparecem Energia e combustível (8%), Qualidade do leite (6,5%), Mão de obra (6,3%), e Sanidade e reprodução (5,1%). Por outro lado, Concentrado e Volumosos, grupos que juntos explicam a maior parte da inflação, registraram aumentos modestos de 2,6% e 0,1%, respectivamente.

www.canalrural.com.br