14.10.2025 · 9:12 · Vereador Professor Juari
A confirmação de R$ 100 milhões para ampliar vagas na Educação Infantil marca um divisor de águas para Campo Grande: é o capítulo mais recente de um trabalho contínuo que o vereador Professor Juari conduz desde 2021, articulando ideias, mobilizando a comunidade escolar e promovendo diálogos em Brasília.
Em março de 2022, Juari abriu a trilha com a proposição de brinquedotecas como política pública, para estimular o desenvolvimento integral das crianças nas EMEIs. Em fevereiro de 2023, defendeu o direito de matrícula de irmãos na mesma escola, aliviando a logística das famílias e reduzindo evasão; no mesmo ano, posicionou-se pela eleição para direção das EMEIs, fortalecendo a gestão democrática. Em dezembro de 2023, realizou a Sessão de Homenagem aos Amigos da Primeira Infância, valorizando quem dedica a vida ao cuidado das crianças.
Em março de 2024, foi à tribuna para exigir o Plano Municipal da Primeira Infância, defendendo metas, prazos e orçamento. Em abril de 2024, apresentou apontamentos ao Plano Municipal de Educação: ampliar vagas na Educação Infantil, garantir inclusão de verdade às crianças com deficiência, expandir ampliação da oferta em tempo integral e valorizar os profissionais.
Em maio de 2024, levou essas prioridades para a LDO 2025 e apoiou eventos que reforçaram a importância do brincar como direito e ferramenta pedagógica.
Em fevereiro de 2025, fez fala de representação dos vereadores em reunião com a bancada federal de MS, priorizando ampliação de escolas em tempo integral, e presença de psicólogos e assistentes sociais nas escolas. Em abril de 2025, foi uma das principais vozes em reunião com o diretor de Ações Educacionais do FNDE, Anderson Sampaio dos Santos, para garantir recursos à conclusão de obras inacabadas e aumento de vagas nas EMEIs.
Ainda em abril, esteve em Brasília com técnicos de ministérios, parlamentares e FNDE, apresentando projetos, destravando pendências e alinhando investimentos para construção e reforma de escolas, revitalização de quadras e sete espaços cobertos de recreação nas unidades.
Ao longo de todos esses anos, direcionou emendas parlamentares para a primeira infância.
Esse percurso explica por que, agora, a chegada dos R$ 100 milhões para a Educação Infantil encontra terreno preparado: projetos estruturados, prioridades definidas e uma rede de atores públicos e da sociedade civil pronta para transformar recursos em vagas abertas, e aprendizagem com acolhimento. “Nossa missão é exigir que cada real precisa virar oportunidade concreta para as crianças de Campo Grande. Assumo o compromisso de manter a primeira infância como prioridade. Eu sou professor e estou vereador”, resume Juari, que vai acompanhar a execução com foco em obras concluídas, inclusão efetiva e transparência total.
Para contribuir com sugestões ou acompanhar os desdobramentos, o Professor Juari atende pelo WhatsApp (67) 99616-5999 e nas redes @professorjuari.
Assessoria de Imprensa do Vereador