Nova função permite transições suaves e personalizáveis nas playlists do Spotify
O Spotify liberou um novo recurso que permite a assinantes Premium adicionar transições customizáveis entre as músicas de suas playlists, criando mixagens contínuas.
Imagine transformar sua playlist de festa ou treino em uma mixagem suave, sem aquelas pausas bruscas entre uma música e outra. É isso que o novo recurso ” Mix “, do Spotify, oferece.
A ferramenta, que chegou aos usuários Premium, permite que qualquer um crie transições automáticas ou personalize completamente a passagem entre as faixas. O Portal iG ensina como ativar o recurso.
Como ativar a mixagem
Para começar, o processo é simples. Abra qualquer playlist que você tenha criado. Na barra de ferramentas, você verá a opção “Mix”.

Como ativar o modo “Mix” em uma playlist no Spotify
Ao clicar nela, as transições automáticas são aplicadas instantaneamente em todas as faixas. A partir daí, a playlist exibirá informações técnicas de cada música, como o tom (na escala Camelot) e o BPM (batidas por minuto), o que facilita na hora de escolher músicas com ritmos e tonalidades semelhantes para um resultado mais natural.
Se você quer ter mais controle, é possível editar cada transição manualmente. Basta clicar na linha que aparece entre as músicas na playlist mixada.

Opções de transição
Isso abrirá uma janela com opções avançadas de ajuste. Você pode modificar o volume, para diminuir a música que sai e aumentar a que entra; o EQ, para equalizar as frequências de áudio (graves, médios e agudos) para uma mistura mais suave; e adicionar efeitos sonoros, como filtros que alteram gradualmente as frequências. Após os ajustes, é só clicar em “Salvar”.
Dicas para um bom mix
Para quem está começando, a plataforma oferece algumas sugestões. Comece com gêneros musicais que naturalmente se misturam bem, como house e techno.
Preste atenção na energia da playlist, organizando as músicas para construir ou baixar o clima gradualmente. O recurso é ideal para manter o pique em uma playlist de corrida (com BPMs consistentes) ou para evitar pausas constrangedoras em uma festa.
Além disso, você pode tornar sua criação visualmente única, adicionando adesivos especiais à capa da playlist, um recurso exclusivo para as playlists mixadas.
Ouvindo e compartilhando
As playlists mixadas podem ser compartilhadas normalmente. No entanto, a experiência de ouvir com as transições é exclusiva para assinantes Premium. Usuários da versão gratuita ouvirão a playlist no modo tradicional.
É importante notar que, ao usar o Spotify Connect em alto-falantes, as transições também são desativadas, tocando como uma playlist comum.
A qualquer momento, você pode desativar o mix clicando nos três pontos no topo da playlist e selecionando ” Desativar o mix “.
Configurações gerais de reprodução
Vale lembrar que o Spotify já oferece outras opções para tornar a reprodução mais fluida, nas configurações de “Reprodução”. A Transição gradual sobrepõe o fim de uma música com o início da outra.
O Automix cria transições fluidas baseadas na batida em playlists selecionadas pelo Spotify. E a reprodução sem pausas simplesmente remove os intervalos de silêncio entre as faixas.
Estes recursos também não funcionam em conjunto com o Spotify Connect.