segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Semana começa com tempo instável: previsão de chuvas fortes, ventos e queda das temperaturas

A semana começa sob influência de uma frente fria que avança em Mato Grosso do Sul acompanhada por um ciclone extratropical e ar quente e úmido, condições que favorecem pancadas intensas de chuva e tempestades isoladas em várias regiões, alerta o Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

O órgão emite aviso para ocorrência de raios, rajadas que podem ultrapassar 60 km/h e possibilidade de queda de granizo em pontos isolados. Os acumulados de precipitação podem superar 30 mm em 24 horas em locais mais afetados.

Em Campo Grande, a expectativa é de máximas na casa de 25 °C, com chuvas localizadas ao longo do dia e ventos fortes. A capital amanheceu com chuva leve, e os acumulados previstos beiram 18,5 mm.

Nas demais regiões do Estado, as temperaturas devem se manter relativamente altas antes de recuar com o avanço do sistema. No Pantanal, Corumbá pode registrar até 33 °C, Porto Murtinho 31 °C e Aquidauana 29 °C. No norte, Coxim e Camapuã preveem máximas de 29 °C, com mínimas entre 18 °C e 22 °C.

No sul de MS, o resfriamento será mais acentuado. Cidades como Dourados (25 °C), Iguatemi (26 °C) e Ponta Porã (24 °C) sentirão a queda térmica. No leste, Três Lagoas poderá alcançar 25 °C, enquanto Paranaíba chega a 28 °C. A mínima mais baixa do Estado pode ocorrer em Ponta Porã, com 17 °C, enquanto no Pantanal, algumas localidades isoladas podem ver termômetros marcando até 37 °C antes da instabilidade.

Modelos meteorológicos de outros institutos confirmam a tendência de instabilidade generalizada. O Climatempo, por exemplo, aponta chuvas e temporais na segunda (13) para a região central do Estado, com possibilidade de variação rápida do tempo durante o dia.

Diante desse cenário, a população é orientada a evitar locais abertos durante tempestades, não se abrigar sob árvores ou estruturas metálicas e acompanhar os boletins meteorológicos ao longo do dia — principalmente nas áreas mais vulneráveis ao impacto das rajadas e precipitações intensas.

Para acompanhar as atualizações, o site oficial do Cemtec-MS publica boletins frequentes com mapas e análises das variáveis meteorológicas em todo o Estado.

Foto: Álvaro Rezende/Arquivo