Na Semana das Crianças, as unidades da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande estão repletas de cores, alegria e brincadeiras. As escolas promovem uma série de atividades e de experiências lúdicas voltadas especialmente à Educação Infantil, valorizando o brincar como parte fundamental do desenvolvimento das crianças.
Essa iniciativa, já consolidada em calendário escolar, tem como foco fortalecer vínculos, estimular a criatividade e proporcionar experiências significativas que integram o aprendizado ao lúdico.
Para a superintendente de Políticas Educacionais, Ana Cristina Cantero Dorsa, a comemoração do Dia das Crianças vai muito além de uma festa para as crianças.
“É um reconhecimento do período da infância como fase essencial para o desenvolvimento emocional, social e cognitivo dos alunos”, ressalta.
As atividades são realizadas tradicionalmente na semana que antecede o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro. Durante esse período, as escolas organizam uma programação diversificada, com brincadeiras, oficinas e momentos de convivência que valorizam a cultura infantil e o brincar como a principal linguagem da criança, forma pela qual ela se expressa, comunica e compreende o mundo.
Entre as ações que fazem parte da programação estão o dia do tradicional cabelo maluco, o banho de mangueira, o futebol de sabão, jogos coletivos e gincanas, o dia do brinquedo, o lanche coletivo e outras atividades recreativas que estimulam a socialização, a cooperação e o cuidado com o outro.

Para o secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bittencourt de Souza, o brincar tem papel essencial no processo de aprendizagem.
“O brincar traz para essa criança aspectos motores e cognitivos, mas, principalmente, o desenvolvimento da autonomia. E é isso que nós estamos trabalhando diariamente: unir o ensino ao lúdico, promovendo uma formação integral e preparando essa criança para ser um ser crítico e pensante da sociedade”, destaca.
A celebração do Dia das Crianças reforça o direito e a necessidade do brincar para o desenvolvimento integral. A brincadeira, em seus diversos formatos e espaços, amplia o conhecimento, estimula a imaginação e fortalece as competências emocionais, sociais e cognitivas das crianças.

De acordo com Luzane Azevedo Freire, diretora-adjunta da Escola Municipal Prof.ª Lenita de Sena Nachif, localizada no Jardim Centro Oeste, a instituição celebra a Semana da Criança anualmente com grande envolvimento da comunidade escolar.
“A escola é um espaço de disciplina e estudo, mas também um local para brincar e ser feliz. É fundamental que as crianças tenham acesso a interações significativas e afetivas, que promovam seu desenvolvimento integral”, afirma Luzane.
As ações desenvolvidas nas escolas da Reme durante a Semana da Criança buscam garantir momentos de qualidade entre adultos e crianças, fortalecendo vínculos afetivos e construindo memórias afetivas que acompanharão os alunos ao longo de toda a sua trajetória escolar.
#ParaTodosVerem: a matéria tem 4 fotos que mostram crianças brincando e interagindo entre elas na escola municipal