sexta-feira, 10 de outubro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Mineiros poderão viajar para as praias capixabas em trem noturno

Os  mineiros que lotam as praias do Espírito Santo no verão e feriados prolongados poderão embarcar em um trem noturno  rumo ao Espírito Santo a partir de janeiro de 2026. O trem que liga Belo Horizonte ao município de Pedro Nolasco, na Região Metropolitana de Vitória, é o único do Brasil de transporte de passageiros com circulação diária.

Todos os dias um trem parte às 7 horas da capital mineira e no mesmo horário um outro sai de Cariacica. São cerca de 70 mil pessoas que viajam por mês entre os dois estados  no trem Vitória-Minas , como é conhecido. Na alta temporada, que inclui dezembro, janeiro e julho, o número de passageiros chega a 100 mil pessoas por mês.

A partir de janeiro de 2026 um segundo trem em cada sentido entrará em circulação para atender a demanda de viagens nesta época do ano. Segundo o Sindicato dos Ferroviários de Minas Gerais e do Espírito Santo, os trens serão noturnos, mas os horários ainda não foram definidos pela Vale. As passagens dos novos horários serão vendidas a partir de 15 de novembro.

Viagem dura 13 horas

O trem Vitória-Minas é gerenciado pela Vale. A empresa confirmou o segundo horário partindo de Minas Gerais e do Espírito Santo nos meses de janeiro e julho.  Os novos horários fazem parte do novo contrato de concessão da ferrovia que a Vale está negociando com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O trem percorre 664 km entre Minas Gerais e o Espírito Santo em uma viagem que dura cerca de 13 horas. São 30 estações de embarque e desembarque nos dois estados. O trem Vitíria-Minas tem vagões executivos e econômicos, todos com ar condicionado.

Confira as ciddes por onde o trem passa

Serviço de bordo

Além do serviço de bordo com lanches e bebidas que são vendidos, o trem conta com um vagão restaurante onde os passageiros podem almoçar ou tomar um café da manhã apreciando as paisagens. A composiçao tem ainda um vagão exclusivo para cadeirantes equipado, também equipado com ar-condicionado.

As passagens na classe executiva custam de Belo Horizonte até Cariacica R$ 116. Na classe econômica o passageiro vai pagar pelo trajeto completo R$ 81. Esses são os mesmos valores para embarque em Cariacica.

A Vale garante em cada viagem uma gratuitade para idosos com mais de 60 anos com renda de até dois salários mínimos Saiba mais detalhes sobre a gratuidade AQUI . Cada pessoa pode levar gratuitamente uma mala pesando até 32 quilos e uma bolsa de mão.

turismo.ig.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas