sexta-feira, 10 de outubro de 2025

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Brasil ganha destaque global no mercado de eSports

Pedro H. Lopes Portal iG

Estande da Team Liquid

O mercado de games e eSports no Brasil vive um momento de expansão acelerada. Segundo relatório da PwC Brasil, a receita combinada de videogames e esportes eletrônicos no país deve saltar de cerca de US$ 1,4 bilhão em 2021 para aproximadamente US$ 2,8 bilhões (algo em torno de R$ 15 bilhões) em 2026, com crescimento anual médio muito acima da média global.

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Além disso, um estudo mais recente da PwC indica que a receita de eSports deverá mais do que dobrar nos próximos cinco anos, aumentando de US$ 9,4 milhões em 2022 para quase US$ 20 milhões em 2027.

Também é destacado que patrocínios, publicidade, direitos de mídia e merchandising são as principais fontes de receita para o setor, e a demanda por experiências presenciais, como eventos, já voltou a crescer.

A Team Liquid, uma das organizações mais influentes do cenário global de eSports, reforçou na Brasil Game Show 2025, em entrevista ao Portal iG com Rafael Queiroz, general manager, o compromisso com o Brasil e com a América Latina.

Rafael Queiroz - General Manager Team Liquid
Pedro H. Lopes Portal iG

Rafael Queiroz – General Manager Team Liquid

Ele lembrou que a operação da Team Liquid no Brasil já tem “praticamente oito anos” de atuação, iniciada de forma orgânica, e cresceu além do que se esperava, se tornando hoje “uma parcela significativa de tudo que a gente faz dentro da Team Liquid global”.

Segundo ele, embora a atuação da marca contemple hoje atletas latino-americanos e projetos fora do Brasil, o país segue sendo o “principal” mercado regional para a organização.

Queiroz também afirmou que a missão da Team Liquid envolve “fomentar o cenário com coisas positivas… com coisas que sejam importantes para o crescimento do cenário de esportes no mundo”.

Em relação à escolha de jogos e modalidades para investir, Queiroz explicou que a organização analisa vários fatores: contrato do jogo, capacidade de competir em nível global, sustentabilidade financeira e o prazo de retorno.

“Cada jogo é um universo particular. Você ativa a comunidade, monetiza de maneira muito particular… Ser fornecido por esses jogos. Que a gente consiga competir globalmente… que a gente consiga sustentar a sustentabilidade financeira.”

Ele admitiu que houve erros ou escolhas no passado, mas que essas experiências serviram para calibrar a análise de riscos e oportunidades.

Quanto ao futuro, Queiroz disse que a Team Liquid está com planejamento sólido para os próximos anos, mirando jogos com cenários competitivos estabelecidos, buscando levar atletas brasileiros para competir internacionalmente e desenvolver produtos exclusivos no país.

Visitantes da BGS 2025 disputam partida on-line NO estande de Team Liquid
Pedro H. Lopes Portal iG

Visitantes da BGS 2025 disputam partida on-line NO estande de Team Liquid

Ele destacou ainda a presença física em eventos como a BGS como vital para criar conexões mais profundas com o público, oferecendo experiências diferenciadas.

Um exemplo recente é o lançamento de uma coleção com tema do anime Bleach, uma coleção de 25 anos da marca e produtos casuais que, segundo ele, serão exclusivos no Brasil.

tecnologia.ig.com.br

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