A aproximação do Dia de Nossa Senhora Aparecida, celebrado neste domingo (12), traz alerta de chuva e tempo instável para a região do Vale do Paraíba. De acordo com a previsão do tempo , a semana que antecede a data deve ter frente fria, com pancadas de chuva, possibilidade de granizo e descargas elétricas.
Nos dias que antecedem a celebração, é tradicional o aumento do número de fiéis que percorrem o caminho até o Santuário Nacional de Aparecida, na romaria que atrai milhares de pessoas. Diante das condições climáticas, autoridades orientam cuidados especiais durante a caminhada.
Riscos aumentam durante chuva intensa
Com a previsão de tempo instável, é recomendável que os peregrinos busquem abrigo em locais seguros e evitem permanecer em áreas abertas nas rodovias.
As condições de pista escorregadia e a presença de galhos e estruturas soltas também aumentam o risco de acidentes durante a romaria, tornando a atenção redobrada indispensável.
A Defesa Civil reforça ainda a importância de acompanhar as orientações do órgão pelas redes sociais e, em caso de emergência, acionar os números de segurança: Polícia Militar (190), Corpo de Bombeiros (193) ou Defesa Civil (199).
Tragédias anteriores lembram cuidados
O alerta não é sem motivo. Em 2017, uma romeira de 47 anos morreu durante a peregrinação na Rota da Luz, em Pindamonhangaba, após ser atingida por um galho de árvore durante uma chuva. Apesar do socorro pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mulher não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho do pronto-socorro.