domingo, 5 de outubro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Maria Fumaça faz passeios na Serra da Mantiqueira em MG; conheça

Dois trens turísticos realizam passeios pelos trilhos centenários que cortam a Serra da Mantiqueira nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Em julho deste ano começou a circular o Expresso da Mantiqueira que percorre 8 km entre Cruzeiro (SP) até a Estação Rufino de Almeida, no Vale do Paraíba, no interior de São Paulo.  Neste post vamos revelar detalhes de um outro realizado por uma Maria Fumaça em Minas Gerais.

A Maria Fumaça que realiza os paseios na  Serra da Mantiqueira é operado pela regional Sul de Minas Gerais Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). A locomotiva parte de e Passa Quatro  (MG)  em uma estação localizada no centro da cidade que foi construída em 1884.

A Maria Fumaça 327 é uma “Pacific” (rodagem 4-6-2) construída pela Beyer Peacock, da Inglaterra, em 1928. Ela tem tem capacidade para puxar 3 vagões e por viagem leva 150 pessoas.

Trajeto de 10 km até Coronel Fulgêncio

A locomotiva a vapor percorre 10 km pela Serra da Mantiqueoira pela  ferrovia Minas & Rio. Com uma velocidade média de 20 km por hora, a Maria Funaça faz uma parada na estação Manacá, no km 30 da ferrovia. os turistas podem visitar  uma feira de artesanato e sabaorear guloseimas enquanto a locomotiva é preparada para subida da serra. Essa parada dura cerca de 15 minutos,

A Maria Fumaça segue até a estação Coronel Fulgêncio, localizada no KM 24 da ferrovia, no alto da Serra da Mantiqueira, próxima ao Grande Túnel, na divisa de estados entre São Paulo e Minas Gerais. O distrito que pertence a Passa Quatro está a 1.028 metros de altitude.

Em Coronel Fulgêncio os passageiros podem conhecer a exposição fotográfica de minisséries filmadas no local, Mad Maria e JK, ambas da Rede Globo, além de apreciar as fotos de máquinas e carros recuperados pela ABPF. No local há uma exposição de fotos da Revolução Constitucionalista de 1932.

Outra atração é um passeio cortesia ao túnel que fiva na divida de Minas Gerais e São Paulo. Um violeiro vai animando os turistas em todo o trajeto.  A intenção da ABPF é recuperar o trajeto de 20 km até Cruzeiro, o que permirira um passeio de 16,5 km pela Serra da Mantiqueira entre MG  e SP.

Confira detalhes do passeio da Maria Funaça na Serra da Mantuqueira

Sábados: partida de Passo Quatro às 10 horas com retorno por volta às 12 horas

Partida de Passa Quatro às 14h30 com chegando por volta às 16h30 em Coronel Fulgêncio.

Domingos: partida às 10h de Passa Quatro com chega por volta às 12 horas.

Valor do passeio de ida e volta: R$ 180

Em outubro tem uma promoção de R$ 90 de ida e volta

Mais informações do passeio você encontra  aqui

turismo.ig.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas