sexta-feira, 3 de outubro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Projeto da vereadora Luiza que institui a Semana Municipal de Luta Antimanicomial é aprovado na Câmara de Campo Grande

03.10.2025 · 5:18 · Vereadora Luiza Ribeiro

Na sessão da última quinta-feira (02), a Câmara Municipal de Campo Grande aprovou o Projeto de Lei nº 11.986/25, de autoria da vereadora Luiza Ribeiro (PT), que institui a Semana Municipal de Luta Antimanicomial no calendário oficial do município. A iniciativa será realizada anualmente na semana que compreende o dia 18 de maio, data nacional de mobilização pela reforma psiquiátrica e pelos direitos das pessoas em sofrimento psíquico.

O projeto tem como objetivo promover a reflexão crítica e o debate público sobre saúde mental, combater o estigma e a exclusão social, fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e valorizar práticas culturais, educativas e sociais comprometidas com uma sociedade sem manicômios

Durante a Semana Municipal de Luta Antimanicomial, o poder público poderá promover seminários, rodas de conversa, caminhadas, oficinas, feiras e apresentações culturais, além de campanhas educativas em parceria com instituições, movimentos sociais e coletivos.

Para a vereadora Luiza Ribeiro, a aprovação da lei representa “um compromisso do município com os direitos humanos e com a construção de uma sociedade mais inclusiva e solidária”. Segundo ela, a luta antimanicomial vai além da saúde pública, sendo também uma luta pela democracia, pela liberdade e pela dignidade das pessoas.

Com a sanção da lei, Campo Grande se soma a outras cidades brasileiras que já reconhecem oficialmente em seu calendário a importância da mobilização pela luta antimanicomial.

camara.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas