A Abertura Nacional do Plantio da Soja 25/26 será realizada nesta sexta-feira (3), em Sidrolândia (MS), marcando o início oficial de mais uma temporada dos trabalhos com a oleaginosa. O presidente da Aprosoja Brasil, Mauricio Buffon, destaca que o clima é, também, um fator decisivo para ditar o ritmo da próxima safra. ”O clima é muito importante para os trabalhos com a oleaginosa. As perspectivas da meteorologia apontam para um ano bom, mas agora é torcer para que isso se confirme”, afirma.
- Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱
Além da questão climática, Buffon chama atenção para as dificuldades trazidas pelas tensões internacionais e pelo chamado tarifaço. ”Essa questão geopolítica já começa a trazer muita dificuldade para o produtor. As formações de preços da safra futura estão muito comprometidas, há muita incerteza. O mercado não está rodando da forma que precisava para o produtor entrar na safra com os custos travados”, diz.
Segundo o presidente, os prêmios de exportação seguem ruins, os preços não atendem às necessidades do produtor de soja e os custos de lavoura permanecem elevados, o que pressiona a rentabilidade.
Outro ponto levantado pelo presidente da Aprosoja é o atraso nos investimentos e no crédito, especialmente em insumos, como fertilizantes e correção de solo. ”Nós temos muito atraso de investimentos. O Plano Safra não funcionou, e isso gera incerteza para quem precisa investir. O produtor precisa plantar, mas o dinheiro não chegou nas lavouras”, afirma, lembrando que os recursos liberados foram apenas cerca de 50% do nível registrado em anos anteriores.
Ferramentas e tecnologias como aliadas
Buffon, no entanto, reforça que a tecnologia segue sendo uma aliada indispensável nas lavouras de soja. ”Hoje temos tecnologia em todos os setores, de sementes a maquinários, passando pela tomada de decisão baseada em clima e informações. Isso tudo ajuda o produtor rural. Mas, além de usar as ferramentas disponíveis, precisamos também de recursos”, destaca.
Abertura Nacional do Plantio da Soja
Buffon também reforça o convite para o evento de abertura do plantio da soja. ”Queremos convidar todos os amigos do Mato Grosso do Sul para participarem na fazenda onde será feita a abertura e compartilhar esse momento conosco. Vamos falar sobre geopolítica, os rumos do mercado e as projeções para manter o produtor bem informado. Quem não puder estar presente, pode acompanhar pelo Canal Rural”, conclui.