O CEO da Latam Brasil, Jerome Cadier, usou as redes sociais para fazer um desabafo sobre os impactos causados pelo f echamento do Aeroporto Santos Dumont , localizado na região central da cidade do Rio de Janeiro. Os pousos e decolagens foram suspensos por 12 horas na última terça-feira (30/9) por causa do vazamento de óleo na pista.
O fechamento afetou 5.500 passageiros da Latam. Além disso, o fechamento da pista provocou o cancelamento de 164 voos de todas as companhias que ooeram no termnal. Jerome Cadier infromou que a Latam deixou de operar no Santos Dumont 64 voos.
“O episódio reforça que casos fortuitos externos, como o fechamento inesperado de aeroportos, impactam severamente a malha aérea sem qualquer ingerência das companhias. Ainda assim, muitas vezes o setor é responsabilizado por fatores totalmente alheios à sua atuação”, diz trecho do post do CEO no linkedin.
Foram alternados para o Aeroporto do Galeão 7 partidas e 7 chegadas. Segundo ele, mais voos nção foram realizados pela Latam em função do pátio do Galeão não suportar mais aeronaves.
“O problema não foi só no Rio, mas também na malha como um todo, já que voos que conectam também foram afetados. Fizemos o melhor que pudemos, mas imaginem recalcular a malha toda várias vezes ao longo do dia, já que o horário de reabertura foi alterado inúmeras vezes”, afirmou o CEO da Latam.
Direitos dos passageiros
No Brasil a resolução de número 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) determina que as companhias aéreas são obrigadas a oferecer assist~encia gratuita ao passageiro a partir de 1 hora de atraso.
Por exemplo, quando o atraso do voo for supeior a 4 horas por cancelamentos e interrupção do serviço, a empresa deve oferecer, para escolha do passageiro, as opções de reacomodação em outro voo; reembolso integral; e execução do serviço por outra modalidade de transporte ou ônibus.
Assistência aos passageiros
A companhia aérea é obrigada a dar assistência mesmo em casos de fechamento de um aeroporto por condiições climáticas ou em situações como ocorreu no Aeroporto Santos Dumont .
“Muitos clientes reclamaram que não dávamos a informação precisa sobre o que iria acontecer, mas era simplesmente impossível. Dia difícil…normal na aviação. Não é tão simples quanto muitos acham”, diz outro techo do post do CEO da Latam no linkedin.