terça-feira, 30 de setembro de 2025

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Como pilotos e comissários descansam em voos longos

Você já se perguntou como pilotos e comissários descansam durante aqueles longos trechos de voo noturnos, quando a cabine mergulha no silêncio absoluto? Para garantir segurança e bem-estar em trajetos internacionais, a aviação comercial conta com um espaço exclusivo para o descanso da tripulação, conhecido como CRC — sigla para Crew Rest Compartment, ou compartimento de descanso da tripulação.

Esse espaço é regulamentado por órgãos internacionais, como a FAA (Federal Aviation Administration) nos Estados Unidos e a EASA (European Union Aviation Safety Agency) na Europa. O CRC é comum em aeronaves de grande porte, especialmente aquelas usadas em voos transatlânticos, onde longas horas de operação exigem que a equipe possa realmente esticar-se e recuperar energia.

Entre os modelos que dispõem desse compartimento estão diversas versões do Airbus A330, A340, A350, A380, além dos Boeing 747, 767, 777 e 787. Outras aeronaves menos convencionais, como o Antonov An-124 e o Tupolev Tu-114, também contam com o espaço. Apesar do tamanho impressionante desses aviões, os CRCs lembram mais hotéis cápsula japoneses do que suítes luxuosas.

Nos modelos mais recentes, como o Boeing 787 e o Airbus A350, o compartimento dos comissários fica acima da cabine principal, na fuselagem superior. Nas aeronaves mais antigas, ele podia ser localizado próximo ao compartimento de carga ou até mesmo dentro da própria cabine. Já para os pilotos, há sempre um segundo CRC localizado acima do cockpit,  garantindo descanso sem interferir na operação do voo.

Quais são os requisitos de conforto para esses compartimentos?

Iluminação e temperatura ajustáveis.
Circulação de ar adequada.
Isolamento mínimo de barulho e odores da cabine principal.
Beliches com, no mínimo, 198 cm de comprimento por 76 cm de largura, além de um metro cúbico de espaço ao redor para movimentação.
Área comum para troca de roupas.

No entanto, nem todos os CRCs oferecem o mesmo nível de conforto. Em modelos como o Boeing 767, o espaço para descanso consiste apenas em assentos reclináveis dentro da cabine principal, com menos privacidade e maior exposição ao barulho dos passageiros.

E os pilotos, como descansam durante o voo?

Em voos de longa duração, é comum que até quatro pilotos estejam a bordo, revezando-se em turnos. Enquanto dois permanecem no cockpit, os demais descansam no CRC. Esse revezamento é estratégico para manter a atenção e a segurança durante toda a viagem.

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