30.09.2025 · 8:16 · Comissões
A Câmara Municipal de Campo Grande, por meio da Comissão de Educação e Desporto, celebrou a decisão da prefeita Adriane Lopes de revogar nesta segunda-feira (29) o decreto n° 16.389, que tratava da remuneração de professores convocados da Rede Municipal de Ensino (REME). A medida é resultado da articulação entre o Executivo, a Casa de Leis e representantes da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública).
A Comissão de Educação da Câmara é presidida pelo vereador Professor Juari e composta pelos vereadores Ana Portela, Professor Riverton, Herculano Borges e Wilson Lands. A reunião que consolidou a decisão contou também com a presença do vereador Beto Avelar, líder do Executivo na Casa de Leis.
O vereador Professor Juari destacou que o entendimento alcançado foi possível graças ao diálogo e à união de esforços. “É no diálogo que conseguimos avançar. Nestes dias, tanto a ACP quanto nós buscamos construir soluções positivas, e hoje consolidamos o resultado que a categoria tanto esperava. Muito obrigado, prefeita”, disse o vereador Professor Juari.
A prefeita Adriane Lopes afirmou que a decisão valoriza os profissionais da educação e reforça o compromisso de sua gestão com a construção conjunta de soluções. “Estamos em um momento muito importante para a Educação Pública em Campo Grande. Após ouvir a categoria, optamos por revogar o decreto, construindo novos caminhos para garantir melhores salários aos professores. O futuro da nossa cidade depende da educação. Vamos construir com a ACP e a Comissão de Educação um caminho para avançarmos na valorização dos profissionais”, disse a prefeita Adriane Lopes.
O presidente da ACP, Gilvano Branzoni, também destacou o avanço que a medida representa para os educadores. “Desde a publicação do decreto, buscamos o diálogo com a prefeita e sua equipe. Hoje conseguimos avançar na equidade salarial entre efetivos e temporários e na consolidação do piso de 20 horas. É um passo importante, e seguimos juntos pelo fortalecimento da educação em Campo Grande”.
Com a revogação do decreto, Executivo e Legislativo reforçam a importância do diálogo democrático e da construção coletiva para garantir a valorização da categoria e a qualidade da educação pública em Campo Grande.
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal (com informações da Agência de Notícias da PMCG)