A previsão do tempo para as áreas produtoras de soja no Brasil indica que, nos próximos dias, a chuva deve se concentrar principalmente na região Sul, com acumulados que podem chegar a 80 mm em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Essa condição, no entanto, pode atrapalhar os trabalhos em campo.
- Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱
Já no Sudeste e no Centro-Oeste, o cenário é de alerta, pois além da ausência de precipitações, as temperaturas voltam a superar os 40 ºC e não há expectativa de grandes mudanças pelo menos nos próximos dez dias.
O tempo no início de outubro
Entre os dias 5 e 9 de outubro, algumas pancadas de chuva começam a voltar, mas ainda de forma isolada e sem volumes suficientes para reverter o déficit hídrico. A chuva mais consistente deve começar apenas a partir do dia 10, quando os acumulados devem se concentrar principalmente no centro-sul de Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul e também no estado de Goiás.
Na medida em que a primeira quinzena de outubro vai chegando ao fim, as precipitações tendem a ganhar intensidade, com acumulados próximos de 50 mm em áreas do interior de São Paulo, em grande parte do Centro-Oeste, em Rondônia e também em parte do Pará, avançando em direção ao Matopiba.
Dessa forma, a chuva realmente favorável para o avanço da semeadura só deve se consolidar mesmo no final da primeira quinzena de outubro, exigindo cautela por parte do produtor até lá.