O calor intenso marcou presença neste sábado (27) e colocou Coxim em destaque no cenário nacional. O município registrou 39,7ºC, figurando a quinta colocação entre as cidades mais quentes do Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Mato Grosso do Sul dominou o ranking, com seis municípios entre os dez mais quentes do país. Além de Coxim, também se destacaram Aquidauana (40,7ºC), Porto Murtinho (40,2ºC), Corumbá (40ºC), Miranda (39,5ºC) e a região da fazenda Nhumirim (39ºC).
As outras posições ficaram com três cidades de Mato Grosso e uma do Tocantins.
De acordo com a meteorologia, a sensação térmica foi ainda mais intensa, chegando a 46ºC em Aquidauana, 45ºC em Porto Murtinho e 45ºC em Corumbá.
“É essencial redobrar os cuidados com a saúde em dias de calor extremo e baixa umidade, evitando exposição ao sol e mantendo a hidratação”, alertou o especialista.
Tempo seco agrava situação em MS
Além das temperaturas elevadas, o estado também se destacou pela baixa umidade relativa do ar, que atingiu níveis críticos no sábado.
Seis cidades de MS apareceram na lista nacional das mais secas: Aquidauana (14%), Costa Rica (14%), Sidrolândia (14%), Água Clara (14%), Campo Grande (15%) e Coxim (15%).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a umidade fique acima de 60%. Valores abaixo de 20% são considerados de alerta máximo, com risco para a saúde, como desidratação, problemas respiratórios e irritação nos olhos e pele.
Maikon Leal