event_available 26/09/2025 |
access_time 13:32 horas
Iniciativa do Instituto Municipal de Meio Ambiente reconhece ações de relevância ambiental e destina R$ 21 mil a projetos que se destacaram e para que possam dar continuidade ás suas ações junto à comunidade
Vencedores do prêmio Marco Verde foram reconhecidos nesta sexta-feira em Dourados – Foto: A. Frota
A Prefeitura de Dourados, por meio do Instituto Municipal do Meio Ambiente (Imam), divulgou nesta sexta-feira (26) os vencedores do Prêmio Marco Verde 2025, em cerimônia realizada no auditório da prefeitura. O evento contou com a presença do prefeito Marçal Filho, do diretor-presidente do Imam, Fábio Luis, do vereador Elias Ishy, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, além dos participantes que concorriam ao prêmio e convidados.
O prêmio é uma iniciativa da Prefeitura, em parceria com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdam), e nasceu como evolução do tradicional Troféu Marco Verde, ampliando o reconhecimento a pessoas físicas que desenvolvem projetos e ações de impacto ambiental no município. Além da homenagem, os vencedores recebem incentivo para investir em suas iniciativas, estimulando novas ações e reforçando o compromisso de Dourados com o desenvolvimento sustentável.
Entre os seis projetos submetidos e avaliados por comissões técnicas, três foram premiados: Augusto Giaretta – Atuação do Herbário DDMS no município de Dourados: valorização do patrimônio botânico regional; Lethicia Dorce – Ara Poty: Salas Verdes, Cooperação e Empreendedorismo Indígena; e Márcia Ramos – Projeto de Apoio ao Resgate e Adoção Responsável de Animais de Rua. Entre os três, os trabalhos de Lethicia Dorce e Márcia Ramos receberam premiação em dinheiro no valor de 400 Uferms (cerca de R$ 21 mil cada), como forma de garantir a continuidade e ampliação dos projetos.

Projetos de Lethicia Dorce e Márcia Ramos receberam premiação em dinheiro no valor de 400 Uferms
Além dos vencedores, também participaram do prêmio com iniciativas de destaque, Carlos Reinier Garcia Cardoso – Sistêmica Kovê Ltda.: primeira empresa de controle biológico com macrobiológicos em Mato Grosso do Sul; Giovan Fonseca Coelho – Pomar Popular; e Michele Nóbrega – Peletização com nanopartículas para seeds bombs utilizadas na aerodispersão por dronecoria.
O prefeito Marçal Filho reforçou a importância do cuidado com a cidade. “A palavra que mais uso é cuidado: cuidar do lugar onde a gente vive, da casa, do quintal e das ruas. Precisamos ter consciência e fazer nossa parte. Meio ambiente também é manter quintais limpos e não jogar lixo na rua. Queremos uma cidade florida e arborizada. Esse prêmio é um estímulo e um reconhecimento às ações que ajudam a transformar Dourados”, destacou o prefeito, ao lembrar, ainda, do projeto em andamento do Imam, de substituição de árvores condenadas e com o plantio do dobro de novas espécies.
O diretor-presidente do Imam, Fábio Luis, destacou a importância do reconhecimento promovido pelo prêmio. “Queremos valorizar projetos que muitas vezes são feitos por voluntários, entidades e cooperativas, sem o devido reconhecimento público, mas que geram resultados muito positivos para a sociedade. O Marco Verde tem esse papel de dar visibilidade e estimular novas iniciativas em prol da sustentabilidade. Sozinho, o poder público não consegue dar conta de toda a demanda, por isso é fundamental essa parceria com a comunidade”, disse.
Para o vereador Elias Ishy, a iniciativa é fundamental para estimular a população a se engajar nas causas ambientais. “A questão ambiental deve ser preocupação de todos. Muitas vezes esperamos só do poder público, mas é essencial que a população também se envolva. Há muitas pessoas que ajudam e estão engajadas, e em conjunto podemos melhorar a cidade”, afirmou.



