quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Década da pecuária: evento discute mercado equilibrado e favorável ao crescimento

O futuro do gado no Brasil foi o tema central do Fórum Pecuária Brasil, realizado pela Datagro em São Paulo. O evento reuniu mais de 600 especialistas, produtores e representantes de toda a cadeia da carne bovina, discutindo temas como a automação de dados, a importância do melhoramento genético e a expansão do confinamento para novas regiões do país. Confira os principais destaques.

Um dos principais destaques do fórum foi o protagonismo do Brasil no cenário global de produção de proteína vermelha. Segundo especialistas, a pecuária brasileira está no caminho certo para atender a crescente demanda mundial, já que o rebanho comercial global é o menor em 60 anos, enquanto a população mundial ultrapassa 8 bilhões de pessoas. O Brasil é o único país capaz de aumentar a produtividade para compensar essa escassez.

Outro ponto crucial discutido foi a importância da informação de qualidade como principal insumo para a tomada de decisões. A Datagro, por exemplo, usa robôs para coletar e distribuir dados sobre o mercado de boi gordo, garantindo um ambiente neutro e crível para as negociações. Esse trabalho tem solidificado o mercado, que se torna menos ansioso e foca em produzir mais e com mais eficiência.

Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

Tecnologia e genética para aprimorar o rebanho

O Fórum Pecuária Brasil foi realizado pelo Datagro. Foto: Divulgação.
O Fórum Pecuária Brasil foi realizado pelo Datagro. Foto: Divulgação.

Na jornada de intensificação da produção, o evento ressaltou o papel da fase de cria e do uso de genética melhoradora. Apenas metade das vacas brasileiras são inseminadas, o que significa um grande potencial para o aumento de produtividade. 

O investimento em tecnologia e em melhoramento genético resulta em carcaças mais pesadas, maior rendimento e um retorno financeiro significativo para a fazenda.

O confinamento também foi debatido como uma ferramenta estratégica, com a expansão da engorda intensiva para o Norte e Nordeste. 

A integração lavoura-pecuária, especialmente no oeste da Bahia, exemplifica como a consorciação de culturas como soja e milho com a pastagem aumenta a produtividade e a rentabilidade, consolidando novas fronteiras para a pecuária nacional.

www.canalrural.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas