O setor de serviços, que engloba atividades como turismo, transportes, restaurantes, salões de beleza e tecnologia da informação, manteve o ritmo de crescimento em julho.
De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços divulgada nesta sexta-feira (12) pelo IBGE, o setor avançou 0,3% na comparação com junho, registrando a sexta alta consecutiva.
Nos últimos seis meses, o segmento acumula crescimento de 2,4%, na maior sequência de expansão desde 2022. Na comparação anual, julho apresentou alta de 2,8%, e no acumulado de 12 meses, a elevação chega a 2,9%.
Embora a área de informação e comunicação tenha liderado o avanço no mês, com destaque para telecomunicações e tecnologia da informação, o turismo segue como um dos pilares da recuperação.
O segmento, que movimenta transporte aéreo, hospedagem, alimentação e lazer, tem sido impulsionado pelo aumento da demanda interna e pela retomada gradual de fluxos internacionais.
O levantamento mostrou ainda que 12 das 27 unidades da federação tiveram crescimento no setor, com destaque para Rondônia, que registrou alta de 10,9%.
O setor de serviços, que responde pela maior parte dos empregos no país, contrasta com o desempenho negativo da indústria (-0,2%) e do comércio (-0,3%) em julho, reforçando sua importância para a economia nacional.