sábado, 13 de setembro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Câmara debate na sexta-feira lei sobre Rota Bioceânica

12.09.2025 · 7:38 · Vereador André Salineiro

Audiência pública é promovida pelo vereador André Salineiro (PL)

Será a partir das 9h desta sexta-feira, dia 12 de setembro, o debate sobre a Lei Municipal do Corredor Bioceânico. A audiência será realizada na Câmara Municipal de Campo Grande, com a participação de moradores, empresários, representantes do setor produtivo, da sociedade civil e integrantes da Frente Parlamentar da Rota Bioceânica.

A iniciativa é fundamental para assegurar que a Capital fortaleça seu papel estratégico no desenvolvimento econômico e na integração internacional.

A Rota Bioceânica é um corredor rodoviário de quase 2.400 km que ligará o Oceano Atlântico ao Pacífico, passando por Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. A via reduzirá significativamente o tempo e o custo do transporte de mercadorias, formando uma alternativa aos portos do litoral brasileiro e favorecendo o escoamento de produtos para outros países.

Campo Grande será centro estratégico para a movimentação e distribuição de mercadorias, integrando o Centro-Oeste brasileiro ao comércio internacional.

“Esperamos a participação de todos os interessados para criar uma lei que atenda às expectativas da população e seja firmada em um debate técnico, garantindo que Campo Grande aproveite ao máximo as oportunidades trazidas pela Rota Bioceânica”, afirma Salineiro.

A audiência será aberta ao público, sem necessidade de inscrição.

Composição da mesa:

1. Senhor LEONARDO CORREIA LIMA MACEDO – PhD em Direito do Comércio Internacional (Universidade de Maastricht, Holanda), Auditor-Fiscal da Receita Federal e ex-funcionário da Organização Mundial das Aduanas (OMA). Com fluência em cinco idiomas, possui experiência em procedimentos de fronteira na América Latina, África, Ásia Central e Oriente Médio, tendo atuado em mais de 40 países em missões junto à OMA, OMC e FMI. Foi Adido Tributário e Aduaneiro do Brasil em Buenos Aires e, atualmente, é Conselheiro do CARF, onde preside turma especializada em recursos aduaneiros, além de lecionar em cursos de comércio exterior e aduanas

2. Excelentíssimo Ministro JOÃO CARLOS PARKINSON, chefe da divisão da integração de Infraestrutura do Itamaraty.

3. FÁBIO CORDEIRO – Gestor de negócios internacionais do escritório de Tarapacá- Chile

4. MÁRIO ABREU – Membro da diretoria da Associação Brasileira de Agronegócios, Indústria, Serviços e comércio Exterior (ABRAISCE MS), tendo atuação na organização de armazéns alfandegados em Corumbá-MS, e de feiras e eventos nacionais e internacionais.

5. ARISTIDES CORDEIRO – Presidente da Associação Brasileira de Agronegócios, Indústria, Serviços e comércio Exterior (ABRAISCE MS), e a mais de 10 anos trabalhando nos assuntos relacionados ao corredor Bioceânico e representante do grupo Mecary

6. CLAUDEMYR SOARES – Diretor – secretário do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul

7. Doutor LUCAS CHAGAS – Professor e pesquisador na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) .
8. ANDRÉA LUIZA TORRES DE FIGUEIREDO DA SILVA – Diretora Adjunta Agetran

9. PHD RAPHAEL CHAIA – Professor universitário, pesquisador e escritor

10. DRA. BIANCA DELLA PACE BRAGA MEDEIROS – Presidente da Comissão Especial de Direito de Integração da Rota Bioceânica, Rota de Integração Latino Americana da OABMS.

11. ADEMAR SILVA JÚNIOR – Secretário Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio de Campo Grande – SEMADES, neste representando a Prefeita Adriane Lopes.

12. SÉRGIO MARCOLINO LONGEN – Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul – FIEMS

13. JAIME VERRUCK – Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC)

14. RONILÇO GUERREIRO – Integrante da Frente Parlamentar de Acompanhamento de Implantação da Rota de Integração Latino-americana.

OBS. A SENHORA SANDRA MARIA DE CARVALHO AMARAL, SUBSECRETÁRIA DO MINISTÉRIO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO IRÁ PARTICIPAR DE FORMA ONLINE.

Caroline Maldonado
Assessoria de Imprensa do Vereador

camara.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas