quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

CPI da Santa Casa ainda é necessária, diz Rafael Tavares

Na sessão de terça-feira (9), o vereador Rafael Tavares (PL) voltou a defender a abertura de uma CPI para investigar a situação financeira da Santa Casa de Campo Grande, que enfrenta greve em razão do colapso financeiro.

O parlamentar fez um aparte na fala do colega André Salineiro (PL) e reforçou a necessidade de uma apuração mais profunda sobre a gestão do maior hospital de Mato Grosso do Sul.

Recentemente, a Santa Casa de Campo Grande anunciou a suspensão dos atendimentos ambulatoriais e cirurgias eletivas em decorrência da greve por tempo indeterminado dos médicos.

Tavares parabenizou Salineiro pelo questionamento e lembrou que já havia protocolado o pedido de criação da CPI, que acabou arquivado pela Procuradoria da Câmara Municipal. O vereador destacou que a iniciativa seria fundamental para esclarecer possíveis irregularidades e dar uma resposta à população.“Uma gestão que tem um problema financeiro precisa buscar mecanismos de redução de custos e investigar, por exemplo, esses privilégios que são denunciados para nós aqui, vereadores, que muitas vezes existem na Santa Casa. Será que existe mesmo? Será que não existe? É por isso que essa CPI seria tão importante. Nós aqui, como vereadores, que somos tão cobrados pela população sobre a situação da Santa Casa, teríamos as ferramentas e um instrumento correto para dar essa resposta”, declarou.

Segundo o parlamentar, ainda há tempo para que a Câmara retome a discussão sobre o tema e avance na abertura da investigação. “Temos que descobrir o porquê do colapso financeiro da Santa Casa, se realmente é falta de repasse, se é falta de gestão, se há privilégios, para a gente conseguir melhorar a saúde pública da nossa cidade”, completou.

O pedido de CPI havia sido protocolado em junho e contou com a assinatura de 14 vereadores. No entanto, o parecer jurídico da Casa entendeu que a investigação ultrapassaria a competência do Legislativo municipal, já que a Santa Casa também recebe recursos estaduais e federais.

camara.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas