11.09.2025 · 9:39 · Vereador Herculano Borges
Clique na imagem para ver a galeria completa
Como parte das ações do Setembro Amarelo, a Câmara Municipal de Campo Grande recebeu, na manhã desta quarta-feira (10), uma palestra e debate voltados à prevenção do suicídio. A iniciativa foi promovida pelo vereador Herculano Borges e reuniu mais de 250 pessoas no auditório, entre profissionais da saúde, educadores, bombeiros militares, estudantes de psicologia, servidores, lideranças comunitárias, religiosas e a população em geral. O encontro teve como tema “Manejo na Conscientização em Prevenção ao Suicídio” e foi ministrado pelo psicólogo Edilson dos Reis (CRP 14/09683), referência no assunto. Ele destacou que identificar os sinais de alerta pode salvar vidas, principalmente no caso de crianças e adolescentes.
“Se houve mudança de comportamento, é sinal de alerta. Isolamento é sinal de alerta. O que a pessoa posta nas redes sociais também precisa de atenção.Frases como: ‘eu não presto’, ‘as pessoas vão ser mais felizes sem mim’, ou‘quero dormir e não acordar mais’ são pedidos de socorro. Precisamos ouvir sem julgamento e acolher com empatia”, explicou o psicólogo. O vereador Herculano Borges reforçou a importância de abrir espaços para discutir o tema.
“O objetivo de trazermos essa campanha para a Câmara é levar informações à sociedade. O suicídio ainda é cercado de mitos e tabus, mas precisamos enfrentá-lo como questão de saúde mental. Muitas pessoas chegam a uma tentativa de suicídio por não terem a oportunidade de conversar ou procurar apoio especializado. Queremos mostrar que elas não estão sozinhas e que existe rede de atendimento e acolhimento disponível”, destacou. Ele também citou a necessidade de fortalecer políticas públicas.
“É fundamental o Executivo Municipal e Estadual investirem cada vez mais no fortalecimento da rede de proteção à vida. Essa é uma causa que precisa unir toda a sociedade”, acrescentou. A estudante de Psicologia Victoria de Oliveira, que participou do evento, destacou a relevância do debate.
“Um evento como esse mostra a importância da escuta ativa, que não é apenas para nós estudantes, mas para todos os profissionais da saúde. É um aprendizado essencial, inclusive para desconstruir a ideia de que pedir ajuda é fraqueza.Isso contribui para a nossa formação acadêmica e profissional e para uma sociedade mais acolhedora”, disse. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, Mato Grosso do Sul ocupa a terceira posição no ranking nacional de suicídios, com taxa de 14,2 casos por 100 mil habitantes. Dados recentes mostram aumento das notificações de tentativas de suicídio: foram 2.979 em 2022, 3.446 em 2023 e 14.415 em 2024,resultado do aprimoramento no sistema de registros. Durante a palestra, também foi reforçado que o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio gratuito pelo número 188, disponível24 horas. Além disso, a população pode buscar acolhimento nas unidades básicas de saúde e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
Ida Garcia
Assessoria de Imprensa do Vereador