O Governo de Mato Grosso do Sul vai antecipar para o final de setembro o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores estaduais. O depósito será feito junto com a folha de setembro, prevista para os dias 25 ou 26 deste mês, beneficiando mais de 81,9 mil trabalhadores, entre ativos, inativos e pensionistas do Executivo.
A medida, segundo fontes ligadas à administração estadual, foi possível graças ao ajuste financeiro obtido com a importação de gás natural da Bolívia, que ampliou a margem de investimento sem comprometer os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.
O impacto imediato será a injeção de aproximadamente R$ 26 milhões na economia sul-mato-grossense, além de oferecer aos servidores maior previsibilidade para o planejamento das despesas de fim de ano.
O processamento da folha, concluído em 10 de setembro, mobilizou coordenadorias e setores de recursos humanos para garantir a antecipação. A decisão está amparada pelo Decreto nº 16.656, de 4 de agosto de 2025, que estabeleceu medidas de racionalização e controle de gastos.
Foto: Bruno Rezende