Fernando de Noronha, Porto de Galinhas e os Lençóis Maranhenses ocupam as primeiras posições entre os destinos mais sonhados pelos brasileiros.
O dado é de um levantamento do Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, que mapeou as preferências de viagem no país.
Além dos três líderes, aparecem na lista Salvador, Gramado, Foz do Iguaçu e Maragogi, reforçando a pluralidade de atrativos turísticos do Brasil, que vão de praias paradisíacas a patrimônios históricos e culturais.
Quando o assunto é tipo de experiência, o turismo de sol e praia segue absoluto, com 62% da preferência. Em seguida aparecem o religioso/espiritual (18%), o cultural/histórico (14%) e os roteiros esportivos e de aventura (13% cada).
Brasileiros no radar internacional
Os destinos nacionais também vêm atraindo mais estrangeiros. De acordo com a Booking.com, em setembro de 2025 o Rio de Janeiro liderou o interesse internacional, com alta de 50% nas buscas.
São Paulo teve crescimento expressivo de 208%, seguida por Búzios (+19%), Florianópolis (+46%) e Porto de Galinhas (+108%), que completam o top 5.