terça-feira, 9 de setembro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Em mês de tarifaço, estado exportador de carne bate recorde de vendas

Em agosto, mês que passou a vigorar as taxas de 50% impostas pelos governo dos Estados Unidos, as exportações de carne bovina do estado do Mato Grosso cresceram 0,22% em comparação ao mês de julho. O estado possui o maior rebanho bovino do Brasil e é o principal exportador da proteína no país.

No mês passado, foram exportadas 89,68 mil toneladas de carne, segundo a Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC). Esse número representa o maior volume já exportado pelo estado. Além disso, o preço médio por carne exportada, que foi de US$ 4.368,59 por tonelada, resultando em um faturamento de US$ 391,80 milhões em agosto.

Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!

Fora a demanda chinesa, que ainda se mantém aquecida, com aumento de 1,71% em relação a julho, o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) pontuou o destaque da Rússia, que ultrapassou os Estados Unidos nas exportações totais, sendo responsável por 6,47% de toda exportação de carne bovina do Mato Grosso em 2025.

Ainda de acordo com IME, o aumento na demanda externa no segundo semestre tende a aumentar a intensidade da alta nos preços do boi gordo, dado que a demanda interna também é maior neste período.

China compensa EUA

A ampliação da importação de carne bovina brasileira pela China compensou a queda nas exportações para os EUA devido ao tarifaço. De acordo com dados do MDIC, as exportações de carne bovina brasileira para o país asiático saltaram de 106 mil toneladas em agosto de 2024 para 158 mil toneladas em agosto deste ano, crescimento de 50% nos embarques. Já as vendas para os Estados Unidos caíram de 15 mil toneladas em agosto de 2024 para cerca de 6,4 mil toneladas neste ano, uma redução de 58%.

www.canalrural.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas