A competição leiteira da Expointer é um dos pontos altos da feira em Esteio, reunindo criadores e valorizando a produção da raça Holandesa. Nesta terça-feira (2/9), o tradicional banho de leite surpreendeu o público ao revelar um novo recorde na pecuária leiteira gaúcha.
A vaca Cotribá Griebeler 143 Imperial, de Gediel Griebeler, da Fazenda Griebeler, em Montenegro (RS), alcançou 96,46 quilos de leite e conquistou o título na categoria jovem. O feito supera a marca da vaca Festleite Ferraboli, registrada na Fenasul 2023, que havia produzido 87 quilos.
“É resultado de muito trabalho. A felicidade é enorme e nos incentiva a seguir na atividade”, disse o criador.
Força também entre as adultas
Na categoria adulta, a vitória foi de STA Clara FF Mior Cileidi 1022 DOC TE, de Felipe Mior, da Fazenda Mior, em Serafina Corrêa (RS), que produziu 94,79 quilos de leite. O nutricionista Fernando Mocellin destacou que genética e manejo são diferenciais para alcançar esse desempenho.
Para o presidente da Gadolando, Marcos Tang, a competição vai além da produtividade. “As vacas são ordenhadas diante de grande público, o que exige temperamento dócil. Esse resultado é fruto de anos de trabalho e dedicação de criadores e associações”, afirma ele.
Solidariedade e futuro da pecuária leiteira
Ao todo, participaram 12 vacas adultas e 9 jovens, em cinco ordenhas consecutivas realizadas em um único dia.
Além de celebrar a produtividade, o evento teve caráter solidário: mil litros de leite foram doados a entidades assistenciais de Esteio. No encerramento, foi anunciada oficialmente a Fenasul Expoleite 2026, já confirmada no calendário da pecuária leiteira.