sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Projeto de Lei sobre Regulação de Leitos do SUS de autoria do Vereador Marquinhos Trad, é vetado, apesar da defesa firme

05.09.2025 · 7:33 · Vereador Marquinhos Trad

O Projeto de Lei nº 11.898/2025, de autoria do vereador Marquinhos Trad, que criava o Programa Municipal de Acompanhamento da Regulação de Leitos Hospitalares do SUS, foi vetado pelo Executivo Municipal e, em discussão final, não teve o apoio necessário para ser mantido como havia sido aprovado inicialmente em plenário.

A proposta, confirmada com parecer favorável da Comissão Permanente de Legislação, Justiça e Redação Final (CCJ), além de outras comissões pertinentes ao assunto, e também por votação unânime em plenário, recebeu amplo reconhecimento quanto ao seu mérito: promover transparência no sistema de regulação, fortalecer o controle social por meio da participação do Conselho Municipal de Saúde, da Câmara Municipal e assegurar à população acesso a informações claras sobre a gestão de leitos hospitalares.

Apenas de caráter consultivo e fiscalizador, o projeto não gerava custos adicionais ao município nem interferia na estrutura do SUS. Seu objetivo era ampliar a transparência, garantir previsibilidade e dar voz à sociedade, com instrumentos como relatórios públicos, audiências e divulgação de dados de regulação.

Mesmo assim, ao retornar à Casa após o veto do Executivo, o projeto não recebeu os mesmos votos que havia obtido em sua aprovação inicial. Para Marquinhos Trad, isso representou uma oportunidade perdida para a cidade.

“Não se trata de disputa política, mas de dar respostas claras à sociedade. O projeto foi amplamente debatido, aprovado em comissões e em plenário, porque tinha relevância e mérito. Infelizmente, a decisão de manter o veto frustra uma expectativa legítima da população por mais transparência e participação nas decisões na saúde da capital” , destacou o vereador.

Apesar do desfecho, a atuação de Marquinhos reforça seu compromisso em apresentar soluções técnicas, viáveis e de interesse coletivo. O episódio também evidencia a necessidade de manter a coerência legislativa para que projetos com mérito reconhecido possam de fato gerar benefícios concretos à população.

Para saber mais, siga nossas redes sociais e fique por dentro do nosso mandato:
Instagram: @marquinhostrad
Telefone do Gabinete: (67) 3316-1632
WhatsApp: (67) 99882-7319
E-mail: [email protected]

Kaio Venze
Assessoria de Comunicação do Vereador

camara.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas