sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

‘Negociar tarifas será um sucesso para a soja; não conseguir, um tiro no pé’, diz Daoud

O governo brasileiro iniciou tratativas para aplicar a Lei da Reciprocidade Econômica contra os Estados Unidos, em resposta às tarifas de 50% impostas pelo país norte-americano sobre exportações brasileiras.

O comentarista do Canal Rural, Miguel Daoud, conversou com o time do Soja Brasil e analisou os possíveis impactos. Segundo ele, a grande preocupação está na reação do presidente dos EUA, que poderia decidir aumentar ainda mais as tarifas. ”Diplomaticamente, o Brasil acredita que é possível abrir portas que hoje estão fechadas, mas as chances de sucesso não são altas, considerando a possibilidade de retaliação”, pontua.

  • Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱

Sobre o efeito nas exportações de soja, até o momento não houve impacto. Isso se deve, em parte, ao aumento das importações chinesas vindas dos EUA, mantendo o mercado brasileiro relativamente estável. Segundo o especialista, o que realmente preocupa são os custos de produção, que podem ser pressionados com o desenrolar da disputa.

Quanto à possibilidade de a Lei da Reciprocidade beneficiar diretamente a soja, Daoud não enxerga grandes chances de efeito positivo imediato. ”As consequências para o Brasil podem ser desfavoráveis, incluindo aumento de custos e instabilidade no comércio. Por outro lado, se o país conseguir renegociar as tarifas com sucesso, isso representaria um resultado positivo; caso contrário, a medida poderia se tornar um tiro no pé”, conclui Daoud.

www.canalrural.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas