sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Projeto de Lei para criar a política municipal de lixo zero para Campo Grande é protocolado pelo vereador Maicon Nogueira

29.08.2025 · 8:28 · Vereador Maicon Nogueira

Clique na imagem para ver a galeria completa

O vereador Maicon Nogueira protocolou nesta quinta-feira, 28 de agosto, na Câmara Municipal de Campo Grande, projeto de lei que regulamenta a Política Municipal de Lixo Zero em Campo Grande, com o objetivo de promover uma gestão mais sustentável dos resíduos sólidos. A iniciativa busca complementar as leis já existentes na cidade, indo além das políticas de coleta e descarte.

A proposta visa minimizar a produção de resíduos e maximizar o aproveitamento dos materiais por meio de redução, reutilização, reciclagem e compostagem. Segundo o projeto, é urgente que o município adote estratégias para reduzir os impactos ambientais, econômicos e sociais do descarte inadequado, que contamina o solo, a água e o ar. A política municipal busca encaminhar o mínimo de resíduos possível para os aterros sanitários, priorizando a educação ambiental, a compostagem, a reutilização e a reciclagem.

A nova política propõe distribuir responsabilidades entre fabricantes, consumidores e o poder público. Entre os objetivos estão a redução máxima da geração de lixo, o fortalecimento de catadores e cooperativas locais, a promoção de programas educativos permanentes, o estímulo à compostagem e o incentivo à logística reversa de produtos e embalagens. Para isso, o projeto prevê parcerias com a sociedade civil, cooperativas, entidades e o setor privado, além de ampliar ações de coleta seletiva e compostagem comunitária.

A justificativa do vereador Maicon Nogueira aponta que a iniciativa fortalece a economia circular, melhora a saúde pública e a qualidade de vida na capital e colocará Campo Grande como uma das cidades a adotar o conceito lixo zero, fortalecendo o compromisso com as Metas de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Assessoria de Imprensa do Vereador

camara.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas