quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Falha motor é a maior causa de acidente aéreo no Brasil; entenda

Clique para editar o texto

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou as três principais causas de acidentes e incidentes aéreos graves no Brasil entre os anos de 2021 e 2024. A agência publicou também um novo Alerta de Segurança Operacional (ASO – 0003-0/2025) para conscientizar a comunidade da aviação geral.

O documento detalha os três principais riscos que concentraram o maior número de acidentes e incidentes graves no país entre os anos de 2021 e 2024.  As três categorias de risco do Alerta de Segurança Operacional foram responsáveis por 153 acidentes aéreos no período, conforme dados do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer).

Aparece em primeiro lugar a falha ou mau funcionamento do motor (SCF-PP) com 63 ocorrências. A excursão de pista(RE) aparece em seguida, com 51 acidentes e 42 incidentes graves.

O relatório da ANAC revela que a terceiro lugar tem a mais letal das três categorias: a perda de controle em voo (LOC-I), com 48 acidentes, que resultaram em 76 mortes entre 2021 e 2024, representando o risco mais severo à vida na aviação geral brasileira.

Acidente da VoePass

Em agosto do ano passado um avião da VoePass caiu em Vinhedo (SP) matando 72 pessoas. O avião saiu de Cascavel (PR) e tinha como destino o Aeroporto de Guarulhos. A VoePass, antiga passaredo, foi proibida de voar pela ANAC em março de 2024;

Segundo a ANAC, o alerta é  destinado a proprietários, operadores, pilotos e mecânicos que operam sob o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 91. “O  objetivo é reforçar a importância do gerenciamento da segurança operacional e recomendar uma série de ações de mitigação”, informou a agência.

Para prevenir a Perda de Controle em Voo, a Agência enfatiza a necessidade de prática, conhecimento e treinamento contínuo em manobras de recuperação de atitudes anormais e a correta realização do planejamento de voo, com atenção ao cálculo de peso e balanceamento da aeronave.

O estado do Mato Grosso registrou o maior número, com 25 acidentes dentro das três categorias. Segundo a ANAC, São Paulo apresentou o maior volume geral de eventos, somando 46 ocorrências entre acidentes e incidentes.

Iniciativa internacional

A ANAC informou que passará a traduzir todos os seus Alertas de Segurança Operacional para inglês e espanhol. Os primeiros foram o ASO 0001-1/2025, sobre uso de equipamentos de internet via satélite (como o Starlink Mini), e o ASO 0002-0/2025, sobre interferências no sinal do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS). 

turismo.ig.com.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas