segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

AGEMS reforça fiscalização do transporte com investimento em 108 novos equipamentos em parceria com o MPT e Justiça do Trabalho

O processo de modernização que a Agência Estadual de Regulação (AGEMS) vem promovendo no Serviço de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros passa também pelo combate ao gargalo do transporte clandestino, que acaba de ganhar um investimento de R$ 152,8 mil, fruto de parceria com o Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul e a Justiça do Trabalho.

O diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis, fez hoje (25) a entrega de 108 unidades de diferentes equipamentos para o fortalecimento das ações executadas pela Câmara Técnica de Fiscalização (CATEFIS) e a Assessoria Militar (AM). Os materiais foram adquiridos por meio de projeto coordenado pela chefia da Assessoria Militar aprovado junto às duas instituições trabalhistas parceiras.

“Mais um momento grandioso para a AGEMS, que vem evoluindo com a participação de cada colaborador. Temos muito a agradecer a essas equipes, nossos técnicos e policiais militares que agregamos à regulação. São eles os grandes responsáveis pelas entregas que fazemos ao Mato Grosso do Sul”, disse.

“Hoje, com o apoio da Assessoria Militar, lá na ponta, nós mudamos nossa atuação, minimizamos riscos e fortalecemos o desempenho dos nossos fiscais. Além desse suporte operacional, as portas abertas que trazem parcerias como essa são mais um importante ganho”, enalteceu a diretora de Transportes, Caroline Tomanquevez.

Compromisso e reconhecimento

Coordenador da elaboração do projeto que buscou os recursos para o investimento, o chefe da AM, coronel Waldir Acosta, aponta que a resposta positiva é um reconhecimento ao serviço que a Agência tem executado.

“Acredito que e a sociedade tem visto como estamos trabalhando, enquanto equipe e enquanto instituição. Os dados concretos dos nossos resultados fizeram com que conseguíssemos essa parceria”.

Para a coordenadora da CATEFIS, Aline Melo, esse investimento significativo fortalece a regulação responsiva, em que operadores legalizados são incentivados a atuar dentro das normas, enquanto a fiscalização coercitiva age firmemente contra os irregulares, preservando a vida e a qualidade do serviço ao usuário.

Foram adquiridos e entregues às equipes mais de 100 unidades de 17 diferentes equipamentos e materiais:

01 Rádio Móvel Digital, para viatura Policial; 03 Rádios Portáteis Digitais de Uso Policial; 16 Rádios Portáteis para Fiscalização; 02 Binóculos; 09 Kits Porta + Bastão Retrátil de Polímero com suporte; 04 Computadores completo; 09 Botas Invictus, cor preta; 14 Botas Invictus, cor coyote; 09 Conjuntos de farda da PMMS; 09 Bonés da PMMS; 04 Notebooks; 09 Kits emborrachado; 09 Chapeis da PMMS; 03 Capas de Chuva da PMMS; 01 Cofre; 04 Mouses recarregáveis; 01 Drone.

São instrumentos que melhoram as condições operacionais de profissionais como Sandra Marcia da Silva, fiscal baseada em Aquidauana e atuante na região do Pantanal.

“Esse reforço na estrutura fortalece bastante não apenas as nossas condições de trabalho, mas a forma como a população enxerga o que fazemos. Tenho certeza que gera mais confiança perante o usuário quando estamos atuando lá em campo”.

 

Homenagens

Desde meados de 2021, a AGEMS conta com uma inovação sem precedentes na regulação brasileira: uma força policial especialmente voltada para a fiscalização do transporte de passageiros. Segurança para os agentes e para cada usuário que transita no transporte rodoviário.

Durante a entrega de novos equipamentos, a Agência também homenageou profissionais que integram as equipes e que, atuando conjuntamente, fazem avançar a qualidade do serviço disponibilizado à população.

Após 35 anos dedicados à fiscalização do transporte de passageiros, inicialmente na Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos e depois integrando a equipe da agência reguladora, o fiscal Antônio Augusto Sanches Junior se aposenta, ganhando o reconhecimento da direção e colegas.

Já na Assessoria Militar, a homenagem foi para os policiais que, além do trabalho convencional da PM, agora reforçam a regulação dos serviços públicos. Foram reconhecidos com medalhas o sargento Márcio Inácio Lima – dez anos de Polícia Militar; o tenente Antônio Francisco dos Santos, a subtenente Erenice da Conceição Rodrigues Mendes, e o sargento Everson da Costa Dolores, por 20 anos de corporação; e o sargento Clóvis Rafael Cosmo, pelos 30 anos dedicados à segurança pública na Polícia Militar.

Ao homenagear os servidores, ao lado da diretora de Inovação, Rejane Monteiro, e toda a equipe da AGEMS, Carlos Alberto de Assis destacou o quanto as entregas à população evoluíram a partir do fortalecimento da Agência

“Muito emocionante reconhecer o senhor Antônio por tantos anos de dedicação nesse momento em que ele conclui uma etapa profissional importante. E quanto aos policiais militares, só temos a agradecer. Eles que integram uma instituição tão importante e de tão bons resultados em um estado como o nosso, com duas fronteiras, e agora ajudam a levar segurança aos nossos fiscais e serviço de qualidade aos cidadãos”, finalizou.

www.agems.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas