O Ministério do Turismo lançou, nesta quinta-feira (21), o guia Dicas Para Atender Bem Turistas Mulheres, em uma parceria com a Unesco, durante o Salão do Turismo 2025, em São Paulo.
O documento foi entregue às autoridades na abertura do evento, que vai até sábado (23) no Distrito Anhembi, na Zona Norte da capital paulista. O dia também marcou o lançamento de um plano de marketing para cada estado brasileiro, conforme as especificidades locais.
Com 52 páginas, o material, disponível no site do ministério, orienta prestadores de serviços – como agências de turismo – com dados sobre o perfil das brasileiras viajantes, suas motivações e como acolhê-las, informá-las e incluí-las.
O guia foi, também, assunto de uma roda de conversa no salão, que teve a presença de integrantes do Ministério do Turismo e da indústria do setor.
A discussão foi mediada pela jornalista Anelise Zanoni, que ajudou a elaborar o documento após ser selecionada em um edital lançado pela pasta. A coordenadora-geral de Turismo Sustentável e Responsável do ministério, Carolina Fávero, também participou da mesa.
As convidadas debateram dificuldades envolvidas em viajar sendo mulher e, principalmente, em empreitadas solo. As adversidades incluíram desde quesitos relacionados à segurança até, por exemplo, perguntas que as mulheres precisam escutar, como “o teu marido deixou você vir? Com quem ficou o seu filho?”
“ Que essas perguntas sejam exterminadas aos poucos. E que esse movimento seja só um ponto de partida ”, disse Fávero.
Ao longo da programação, diversos temas relacionados a diversidade, inclusão e outros assuntos dentro do setor turístico serão debatidos no salão. Nesta quinta-feira (21), o racismo enfrentado por pessoas negras e a inclusão de pessoas com deficiência ao viajar foram assunto de outra roda.
Mais cedo, na abertura do evento, o ministro do Turismo, Celso Sabino, também anunciou a criação de uma promoção para que mulheres viajando sozinhas possam se hospedar em hotéis de uma associação brasileira com desconto.
Segundo guia
Paralelamente ao documento lançado nesta quinta-feira (21), a pasta também prepara um segundo guia, dedicado às mulheres que viajam sozinhas. Para elaborá-lo, a pasta lançou, no início deste mês, uma pesquisa para ouvir relatos de mulheres que viajam solo. É possível responder o questionário até 1º de setembro.
O órgão tem, além do guia de atendimento às mulheres, outros dois documentos, disponíveis no site, com dicas para atender turistas idosos e LGBTQIA+.
O Salão do Turismo é organizado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo. O evento tem o apoio do Sesc, Senac e do Sebrae Nacional, além de parceiros como a Embratur, a Itaipu Binacional, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.
A participação no salão é aberta ao público e gratuita, mediante inscrição.
O guia divulgado nesta quinta-feira pode ser acessado neste link.