quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Rádio SOUCG

  • ThePlus Audio

Campo Grande 126 anos: legado de Ronilço Guerreiro reúne leis de inclusão, mobilidade e cultura

21.08.2025 · 4:08 · Vereador Ronilço Guerreiro

Campo Grande completa 126 anos e, entre os marcos recentes da cidade, estão iniciativas do vereador Ronilço Guerreiro que já se consolidam como parte do cotidiano da população. As ações envolvem mobilidade urbana, políticas de inclusão e incentivo à cultura.

Com uma trajetória dedicada à leitura, Guerreiro é fundador da Gibiteca Mais Cultura, considerado o maior projeto de incentivo à leitura do Brasil, responsável pela distribuição de mais de 200 mil livros gratuitos por ano.

No entanto, em seu segundo mandato como vereador, Guerreiro também tem conduzido diversas ações voltadas à melhoria da qualidade de vida dos campo-grandenses.

 Benefícios sociais: fibromialgia e transporte gratuito no ENEM

Uma das leis de autoria do vereador garante atendimento prioritário para pessoas com fibromialgia, por meio da emissão de uma carteirinha oficial que facilita o acesso a serviços públicos e privados. Além disso, um projeto de sua autoria reconheceu a fibromialgia como deficiência em Campo Grande. A carterinha deve ser obtida na Secretaria de Saúde.

Outra medida relevante foi a lei que assegura gratuidade no transporte coletivo nos dias de provas do ENEM e vestibulares de faculdades públicas, beneficiando milhares de estudantes da Capital. “Muitos alunos deixam de buscar o sonho de buscar uma boa faculdade por não ter dinheiro para o passe de ônibus, por isso essa lei olha para quem mais precisa”, comentou o vereador.

Mobilidade urbana: reordenamento da Tamandaré com Euler de Azevedo

Na área de trânsito, foi firmado recentemente um convênio entre Governo do Estado e Prefeitura para o reordenamento da rotatória da avenida Tamandaré com a Euler de Azevedo, iniciativa defendida por Ronilço. O vereador articulou a parceria entre Agetran e Detran e, ao longo dos últimos anos, realizou diversas mobilizações, incluindo protestos simbólicos como o “buzinaço”, chamando atenção para a necessidade de desafogar o tráfego e ampliar a segurança de motoristas e pedestres nos horários de pico.

“Uma reivindicação antiga que estamos tirando do papel. Sempre disse que a política é a arte do diálogo e foi dessa forma que construímos esse projeto que vai resolver um problema de trânsito naquela região, beneficiando moradores, universitários da UCDB e da UEMS, além de quem precisa ir ao Detran”, complementou o vereador.

Cultura e economia criativa: corredores culturais e gastronômicos

Entre os projetos ligados à cultura e ao turismo, o vereador foi autor das leis que criaram o Corredor Cultural e Gastronômico da Rua 14 de Julho e o Corredor Cultural da Comunidade Tia Eva. As iniciativas têm como objetivo valorizar tradições locais, estimular o empreendedorismo e oferecer novas opções de lazer para a população.

“O centro precisava de vida, no começo foi um pouco conturbado, fora do foco inicial, mas hoje é um ponto turístico da cidade, fomenta o empreendedorismo, as manifestações culturais e na Tia Eva não será diferente, um corredor que vai trazer muitos benefícios para os moradores”, disse o vereador.

Incentivo à leitura: mais de 200 mil livros distribuídos por ano

Reconhecido como o “Vereador dos Livros”, Ronilço é responsável por uma rede de projetos que democratizam o acesso à leitura. Além da Gibiteca Mais Cultura, fazem parte das ações a Bike da Leitura, as Estantes dos Terminais e as Cabines de Livros espalhadas pela cidade. Juntas, essas iniciativas são responsáveis pela circulação de mais de 200 mil exemplares por ano, chegando a escolas, praças, unidades de saúde e outros espaços públicos.

Assessoria de Imprensa do Vereador

camara.ms.gov.br

Enquete

O que falta para o centro de Campo Grande ter mais movimento?

Últimas